-
Arquitetos: Atelier Bow-Wow; Atelier Bow-Wow
- Área: 109 m²
- Ano: 2005
-
Fotografias: Atelier Bow-Wow
Descrição enviada pela equipe de projeto. Acredito que esta obra merece seu corte perspectivado como capa, mais que uma foto. Notável trabalho dos arquitetos, mestres japoneses da micro arquitetura. Tudo isto em apenas 109 m², com plantas muito bem desenvolvidas.
Como é difícil manter três lugares ao mesmo tempo, incluindo um laboratório na universidade, buscamos um terreno para nossa casa e atelier, e surgiu este lote com forma de bandeira. Seu entorno é rodeado por edifícios e está conectado à rua por uma pequena parte. Portanto, é difícil projetar e construir ali, mas era um terreno barato.
Além disso, é a possibilidade de aproveitar nossa vasta experiência em converter condições desafiantes em características positivas para as casas. Buscando não separar a casa do atelier, chegamos a uma distribuição com os dois pavimentos interiores para o atelier e os dois superiores para a residência, conectados através de uma escada, que possui seu estilo variado para gerar distintos graus de privacidade.
Para combinar com as paredes exteriores inclinadas devido às normas, as colunas interiores do 1º e 3º pavimento também são inclinadas e influenciam na habitabilidade dos espaços interiores. A forma resultante destes espaços inspirou nossa imaginação para cada uso.
Também cavamos um poço, cuja água usamos para refrigeração e calefação radiante. A água do poço é bombeada para o teto, de onde desce pelas paredes inclinadas, esfriando elas por vaporização durante o verão. A parede exterior está revestida de asfalto granulado para reter a água. É divertido pensar o edifício como uma rocha que transpira, com um sistema circulatório interno que pode ser visto desde as casas. Foram plantados vegetais em cima desta "rocha" e uma árvore alta com um banco na entrada.
Nossa ocupação do lugar para capturar nossa memória começou.