-
Arquitetos: MoederscheimMoonen Architects
- Área: 3000 m²
-
Fotografias:Harry Noback & Maarten Sipma
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos principais objetivos neste projeto era conseguir criar um edifício conectado com um grupo grande e diverso de usuários. O complexo não foi desenhado apenas para atender a grandes grupos de pessoas que participam em atividades desportivas e eventos musicais ou culturais.
Sobretudo, os locais serão vistos como um verdadeiro espaço de encontro: um lugar que se visita num dia de semana para conhecer outras pessoas. Por isso, tanto num sentido literal, como figurado, o projeto deveria ser muito transparente e acessível para que pudesse se conectar corretamente com os bairros circundantes.
O edifício aproveita das diferenças de altura que são encontradas no terreno. Uma parte considerável do complexo está situado por baixo do solo. Tomando esta posição na paisagem como ponto de partida, o complexo parece dobrado de forma aberta graças a sua chamativa cobertura, que se abre às áreas públicas fundamentais.
A linha em zig-zag da borda da cobertura é um dos recursos mais característicos do edifício. Pode-se dizer que o teto verde é o elemento que conforma o ponto de referência deste projeto. As ladeiras da paisagem circundante e o edifício se interceptam no meio do caminho ao longo da parede lateral, onde o desenho incorpora uma grande área de acesso.
Os pedestres podem entrar no complexo através do primeiro pavimento e do nível da rua. Ambas as entradas se juntam num rebaixo da fachada, onde estão unidas por uma escada que parece se mover entre o interior e exterior do edifício.
"Em nossa opinião, a atração de um edifício público não é sempre determinada por sua transparência. Trata-se também de atrair as pessoas ao interior. Nosso desenho da fachada possui um papel primordial nisso. Sua experiência no interior do edifício é determinada pelas profundas colunas verticais ao longo de seu exterior. Em outras palavras, seu ponto de vista tem um papel fundamental na conexão visual com o que se encontra no interior".
Além disso, a fachada outorga ao edifício uma qualidade imponente e melhora sua interação com a paisagem circundante.