- Área: 8 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode, Sophia van den Hoek, DUS Architects
-
Fabricantes: Agorex Pro-line, Boomkwekerij Ebben, Borre, Ceresit, Heijmans, Henkel, Lenovo, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. DUS architects construiu um mini projeto totalmente impresso em 3D para escapar da velocidade da vida cotidiana da cidade.
A cabana urbana transforma uma antiga zona industrial de Amsterdã de um vasto espaço vazio num retiro urbano, com um pequeno parque e banheira ao ar livre. O edifício é uma pesquisa de soluções compactas e sustentáveis de habitação em entornos urbanos. Está totalmente impresso em 3D com bio-plástico e pode ser completamente reciclável e reimpresso nos anos posteriores.
Projeto impresso em 3D
O projeto relaciona os espaços interiores e exteriores, criando luxo dentro de um espaço mínimo. Através de técnicas de otimização da forma, soluções inteligentes de isolamento e consumo de materiais o projeto ganha vida. O solo e o pórtico escalonado são combinados com um acabamento de concreto criando um padrão belo que se estende num caminho no pequeno parque. No verde ao redor da cabana, é possível desfrutar da escultural banheira - também impressa -, e ver o entardecer rodeado por álamos.
Soluções sustentáveis para o futuro
A casa de 8 m² e 25 m³ se ajusta à tendência de "micro casas" na qual os projetos de pequenas residências resolvem grandes problemas habitacionais. Aqui, há uma mini-varanda e espaço interior no qual um sofá pode ser utilizado como cama. Técnicas de impressão 3D podem ser utilizadas especialmente bem para pequenas casas temporárias ou em zonas de desastres.
A cabana urbana é parte do laboratório 3D Print Living do DUS architects. É outro passo no uso da tecnologia de impressão 3D desenvolvido no laboratório para construir soluções de habitação sustentável, personalizável e sob demanda pada as cidades de rápido crescimento em todo o mundo.