-
Arquitetos: Grimshaw
- Área: 35000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:John Gollings
Descrição enviada pela equipe de projeto. O 699 Bourke Street é o primeiro edifício comercial a ser desenhado por Grimshaw em Melbourne. Situado acima da área ferroviária da Estação Southern Cross, o edifício é o novo escritório vitoriano da AGL Energy Limited (AGL) e oferece um ambiente de trabalho excepcional para seus 1500 funcionários.
Grimshaw trabalhou em estreita colaboração com os idealizadores do edifício, da Mirvac, e os principais inquilinos, a AGL, para entregar um espaço de escritório de alto padrão, projetado para tirar o melhor proveito da singular área sobre trilhos e sobre a propriedade.
Construção sobre trilhos está se tornando mais comum à medida que Melbourne se densifica, apresentando difíceis desafios projetuais e técnicos. Numa típica construção, subsolos e fundações dão flexibilidade à localização da estrutura e oferecem um lugar para esconder volumosos equipamentos e serviços. Ao construir acima do nível da rua, um novo pavimento precisa ser construído e isso foi feito para o 699 Bourke Street, com vigas de concreto de 2 metros de profundidade que se estendem por 20 metros entre os apoios. Alinhado com a borda ocidental do telhado existente da Estação Southern Cross, este pavimento fica 24 metros acima dos trilhos de trem e é o nível ocupado mais baixo do 699 Bourke Street. Todos os serviços básicos, como eletricidade e água, precisam subir para este nível para entrar nas salas de equipamentos da planta.
Um benefício de superar tais problemas técnicos foi, acima de tudo, as melhores visuais e a iluminação natural; 90% do pavimento de escritórios está contido nos 12 metros de fachada envidraçada de alto desempenho, superando um requisito fundamental das 6 estrelas do ranking para escritórios do selo Green Star. Excelentes vistas podem ser admiradas a partir de todos os níveis, com vista para a cobertura ondulada da Estação Southern Cross e o Distrito Central de Negócios de Melbourne (CDB) a leste, o Monte Macedon a norte e a Port Philip Bay, a sul.
Concebido como parte do Plano Diretor da Estação Southern Cross, desenhado por Grimshaw em associação com a Jackson Architecture, o 699 Bourke Street forma um pano de fundo para a cobertura da estação, enquanto proporciona uma ligação estratégica entre o Distrito CDB e a região das Docklands.
O sócio de Grimshaw, Neil Stonell, falou sobre construir acima do nível da rua: "Elevado 64 metros acima da estrutura ferroviária, o 699 Bourke Street oferece uma importante oportunidade para trazer a forma urbana construída das Docklands para mais perto do centro da cidade de Melbourne. Ao fazer isso, nosso projeto visa ajudar a unificar as duas regiões, entregando um edifício que não só responde ao seu contexto urbano, mas também oferece espaço de escritório premium em um local novo de Melbourne."
O Diretor de Cidades e Renovação Urbana da Mirvac, David Rolls, disse: "O 699 Bourke Street é um edifício inovador e de ponta que tem reenergizado e redefinido o ambiente de trabalho. Desenvolvido, construído e de propriedade da Mirvac em conjunto com TIAA-CREF, as iniciativas excepcionais de design ambiental e de sustentabilidade do 699 Bourke Street foram possíveis a partir da excelência da Grimshaw Architects trabalhando em estreita colaboração com a Mirvac, a AGL e a Hassell - que realizou o projeto de interiores para o inquilino".
Com mais de 275 bicicletários e 360 armários, as instalações de fim de viagem representam um novo marco na Austrália em termos de qualidade e comodidade.
"O edifício dispõe de serviços premium, uma fazenda solar com 360 painéis fornecendo 90kW de energia elétrica (o maior sistema de energia solar em um edifício de escritórios comerciais em Melbourne), e mais de 19,000m² de espaço de escritório distribuídos em nove andares. Ele nasce em um momento de muito orgulho para Mirvac. Estamos orgulhosos da nossa parceria com a AGL e de termos sido capazes de fazer mais um dos melhores locais de trabalho do mundo no coração de Melbourne", disse o Sr. Rolls.
Uma característica fundamental do 699 Bourke Street é a concepção da fachada norte do edifício, que impede a entrada de excessiva luz solar para o pátio ferroviário abaixo, mitigando riscos aos maquinistas. Para conseguir isso, Grimshaw conduziu uma detalhada análise solar para determinar os ângulos solares e desenvolveu um tela integrada de brises fixos que mantém o acesso visual ao mesmo tempo que evitam reflexos. Este sistema dá identidade à fachada norte, uma superfície precisa e em camadas, que difunde a luz.
O endereço principal do edifício é a Ponte da rua Bourke, que permite o acesso de pedestres entre o CBD e as Docklands. Para ajudar a identificar a entrada e negociar o aumento de 8 metros do nível mais baixo saguão do edifício, Grimshaw concebeu um pavilhão envidraçado, que acomoda escadas e escadas rolantes, e que é delicadamente apoiado em apenas dois pontos sobre o trilho abaixo. O hall de entrada leva ao lobby da AGL e ao Business Lounge e é projetado para incorporar sua posição no céu, utilizando materiais leves e reflexivos, como o vidro e o aço inoxidável.
A partir do lobby, uma passarela pública ao ar livre proporciona uma passagem de pedestres que liga a Ponte da rua Bourke e a rua Collins, no número 664.
Sr. Stonell disse: "Esta passarela elevada oferece uma vista única sobre os telhados ondulados da Estação Southern Cross, com o skyline da cidade de Melbourne como pano de fundo. Esta foi uma iniciativa chave do planejamento que nós incorporamos completamente para aumentar o domínio público de uma forma essencialmente típica de Melbourne, enquanto criávamos um espaço único para a cidade e para a área das Docklands."
O 699 Bourke Street foi oficialmente inaugurado em 2015 pelo Ministro da Energia, Hon Lily D'Ambrosio.