O escritório Open Platform for Architecture (OPA) divulgou o último projeto de sua série de edifícios em penhascos: Lux Aeterna / Capela da Santa Cruz. Assim como em seu projeto anterior, Casa Brutale, a capela apresenta um estilo que OPA se refere como "brutalismo transcendental", e está situada na borda de um penhasco. O perfil frontal do edifício tem a forma de uma cruz, para ser visto como um ponto de referência espiritual, na medida em que se aproxima da água.
De acordo com OPA, "a pureza da fé se celebra com este design minimalista destituído de distrações terrenas. A capela é o terceiro edifício da trilogia de edifícios subterrâneos de Terra Mater. Proposta para a ilha de Serifos, esta capela possui uma única fachada no precipício voltada para o mar Egeu, um posicionamento cara a cara com a beleza e a magnanimidade da criação".
A capela proposta se constrói com materiais simples: madeira, vidro, e, obviamente, concreto. Estas texturas coincidem com a árida paisagem circundante, dando a impressão de que o projeto é da terra.
A forma de cruz continua pelo edifício, organizando o espaço em três seções, uma divisão comum na arquitetura das igrejas.No entanto, em vez de dividir o espaço horizontalmente, as funções foram separadas verticalmente.
Segundo o escritório, "até os dias de hoje, a cruz foi apenas incorporada em uma orientação horizontal, em plantas em forma de cruz (ritmo bizantino). Além deste uso histórico, as aberturas em forma de cruz também são utilizadas como elementos que iluminam as paredes de várias capelas contemporâneas".
O edifício se beneficia do isolamento térmico proporcionado pela terra circundante, permitindo que a temperatura interior seja mantida de forma passiva a uma temperatura confortável. Assim como em muitos edifícios espirituais, a luz recebe um tratamento especial."
"A luz do leste penetra a capela através da fachada frontal envidraçada e do vitral de vidro colorido que corre ao longo da coluna vertebral do edifício, culminando na fachada ocidental com uma porta giratória de madeira. Os padrões dinâmicos de luz abraçam o concreto com refracções de cores, uma reverente homenagem à igreja de Ronchamp de Le Corbusier e à "Igreja da Luz" de Tadao Ando
À noite a capela é internamente iluminada, tornando-se o elemento mais luminoso do horizonte, onde pode servir como uma "lanterna" para os fiéis.
OPA dá uma atenção especial à qualidade material do interior também:
"O espaceio restante é limpo, puro e humilde, permitindo a contemplação e a oração silenciosa e tranquila. A mesa Santa e o auditório, que se compõe de bancos de concreto com acabamentos de madeira, são complementários à simplicidade dos materiais e do projeto".
Outros elementos previstos são afrescos ortodoxos, um santuário e uma área de exposição dedicada a objetos importantes, como o Evangélio e o Cálice Sagrado.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Architects
Localização
Aegean Sea, GreeceDesign Team
Laertis-Antonios Ando Vassiliou, Pantelis Kampouropoulos, Michalis TakopoulosCollaborators
Xanthippi Alexi Vassiliou, Terpsichori Latsi (LOOM Design), Christopher Malheiros (Cmalheiros.com)Ano do projeto
2016Fotografias
Cortesia de OPA Open Platform for Architecture
Casa Brutale is Getting Built, and Here's Why (Hint: The Internet)