- Área: 796 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda do projeto determinou que o tempo determinado para terminar o edifício deveria guiar o conceito projetual: o itinerário de 150 dias para construir uma escola de 790 m².
Deste modo, a logística e habilidade de construção, que normalmente são analisados numa fase posterior, tiveram que ser levadas em conta desde os primeiros estudos.
O conceito de desenho arquitetônico estava ancorado nas plantas construtivas: uma estrutura de concreto que se estenderia por amplos vazios (11 x 8 m) e manteria as pistas desportivas no pavimento superior. A laje superior deveria ser apoiada por perfis metálicos, e como não havia tempo para esperar a laje de concreto para serem fixados em seu lugar, utilizou-se uma laje pré-moldada.
Por último, uma estrutura de madeira reveste o interior, dando forma ao edifício em si.
Após instalar a estrutura de concreto e laje pré-moldada, duas diferentes plantas de trabalho foram realizadas. Por um lado, a criação da estrutura de madeira que forma as salas de aula, pátios, biblioteca, e por outro lado colocar a cobertura superior sobre a laje de concreto. A medida que estes dois sistemas estavam sendo finalizados em paralelo, foi possível poupar o tempo de obra.
A partir de então, o trabalho progrediu de forma rápida e eficiente. Os materiais utilizados para essa fase do edifício foram todos pré-fabricados: Placas de cimento, painéis de melanina laminados (TS) e dry wall. Em outras palavras, foi utilizado um processo de construção seca.
O uso de madeira pré-cortada para a construção do corpo principal do edifício era essencial para alcançar nossos objetivos. estruturas de madeira demandam muita precisão para serem instaladas corretamente. Foi necessário adaptá-las aos vazios do concreto e não havia tempo para realizar outras medições. Essa limitação foi o princípio de toda a obra. Em outras palavras, o uso da madeira determina o caráter geral do edifício, adicionando agilidade, recursos financeiros e economia de tempo.
Além disso, além de quaisquer outras considerações construtivas, a madeira acrescenta beleza visual e conforto tátil para o espaço. O bom uso dos recursos naturais evoca a ideia de preservação da natureza e do ambiente. Estes são valores importantes para uma escola que pretende ter um espaço pedagógico extremamente prático e ao mesmo tempo agradável, que melhora as comunicações entre os estudantes, o ambiente e a experiência de aprendizagem.