Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido dos clientes era claro e simples: uma residência semi-permanente - algo mais similar a uma residência de final de semana - para um casal, seu cachorro e visitantes esporádicos. O terreno, localizado em Somers e virtualmente na praia, oferece vistas panorâmicas por sobre a Western Port Bay. A cidade de Somers é um pequeno balneário estabelecido nos anos 1920 e se estende de Coolart Wetlands à Base Naval de Cerbeus na Península Mornington. Embora esteja há uma hora dirigindo de Melbourne, a área ainda é um local pouco turístico, caracterizado por elevadas casas de fibra modernistas, quintais sem muros fechados e vegetação nativa.
Os primeiros esboços considerando a possibilidade de uma casa térrea foram logo abandonados e substituídos por esquemas de dois pavimentos para alcançar uma metragem reduzida no solo e minimizar a movimentação de terra e os danos à vegetação nativa. A maioria do terreno permaneceu inalterada, mantendo uma paisagem contínua e informal que se estende da rua à margem do riacho. A abordagem da intervenção é sutil e indireta. A casa está posicionada no ponto mais alto do terreno, garantindo as melhores vistas.
A forma do edifício consiste de uma composição de caixas empilhadas que se estendem para criar varandas e decks. As esquinas completamente envidraçadas são orientadas em direção da vista pro mar (ao sul) ou da luz do sol filtrada pelas copas das árvores (ao norte). As esquadrias são todas de perfis de madeira sob medida e sua configuração varia de acordo com a função de cada ambiente. As cores e materiais foram selecionados para dialogarem com a vegetação natural e por razões pragmáticas - baixa manutenção, sustentabilidade, proteção à incêndios, etc...
O programa foi organizado em três zonas, um espaço de estar aberto e flexível no pavimento superior, o quarto principal e os quartos de hóspedes no pavimento inferior. Um núcleo central de circulação e de serviços conecta as diferentes zonas mas também as separa e as define.
Nos interiores, materiais e acabamentos são mantidos em um esquema de cor reduzido em dois tons simples. Paredes brancas contrastam com os elementos de madeira que tem cor escura, como o piso, esquadrias e lareira. Portas articuladas pivotantes e rodapés nivelados são utilizados para destacar a sensação de espaço e de abertura.