O Studio Pei-Zhu divulgou seu projeto para o Centro de Artes Performáticas Yang Liping em Dali, Yunnan, China. Situada em baixa latitude e elevada em relação ao nível do mar, Dali contém superfícies grandes e um clima único que cria uma relação consolidada entre terra e céu. O terreno do projeto é localizado no coração desta paisagem, num platô fértil entre a montanha Cangshan e o lago Erhai.
Ao projetar o Centro de Artes Performáticas, o Studio Pei-Zhu buscou inspiração nas variações naturais da paisagem e do clima, fazendo uso de uma grande cobertura que convida os usuários a adentrarem o complexo.
A topografia gradual e as colinas gramadas levam os visitantes do teatro à uma praça interna. Uma "caixa-teatro" se abre numa praça, transformando o espaço numa área de performance interior-exterior. O limite difuso entre dentro / fora e paisagem / palco também ajudam a diluir os limites psicológicos entre artista e espectador.
O edifício todo é performático e acessível; ao passo que ele desce, cria uma escadaria que leva da praça interior da cobertura do edifício, abrindo um espaço público casual com perspectivas para o entorno.
A materialidade do edifício evoca o espírito das montanhas circundantes, enquanto sua fachada única permite que a luz penetre dentro e através do edifício.
O Centro de Performances Artísticas Yang Liping está atualmente em construção e tem conclusão prevista para 2017.
Arquitetos
Localização
Dali, Yunnan, ChinaDesign Principal
Zhu PeiLead Designers
Edwin Lam, Shuhei NakamuraProject Manager
Virginia MelnykProject Team
Han Mo, Gary Poon, You Changchen, Ke Jun, Wang Zheng, Ding Xinyue, Feng Chaoying, Wang PengTheater Consultant
dUCKS scénoStructural Consultant
Fu XueyiMEP Consultant
CCDIAno do projeto
2017Fotografias
Cortesia de Studio Pei-Zhu