-
Arquitetos: Andrés Moreira, Patricia Romero, Edgar Jiménez; Andrés Moreira, Patricia Romero, Edgar Jiménez
- Área: 337 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ángel Fabricio Castro – Mad Factory
-
Fabricantes: CMS, CRA, Mubell, Multicolor, Studio K, Top Line, Velceramik
Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga casa localizada na parte superior do terreno carecia de iluminação e ventilação natural. O maior atrativo do lugar era a grande quantidade de vegetação que existia no pátio frontal, criado espontaneamente e sem manutenção, além das árvores existentes com mais de 25 anos de idade.
O objetivo principal deste projeto foi integrar a paisagem existente ao projeto de uma nova casa requisitado pelo cliente, mantendo o notório jardim e as árvores existentes o máximo possível.
Na primeira fase do projeto que incluía o estacionamento e o casa de máquinas, muitas árvores foram transplantadas do terreno. Após a movimentação das plantas e de terras do terreno, foi possível construir as paredes e estrutura inferior.
A segunda parte do projeto constitui a casa em si. Para permitir a vegetação ao redor da casa, um pátio de serviços que serve como fonte de iluminação e de ventilação. Outro detalhe importante foi a incorporação de outro elemento natural como a água. Foi instalada uma estrutura de re-circulação de água com o acesso à casa para distribuir e separar os espaços. Um espelho d'água no exterior filtra a água antes desta regressar à parede d'água no saguão.
A nova casa possui um quarto principal, um dormitório de hóspedes e um estúdio que pode ser utilizado como um quarto extra. A área social é uma planta aberta com janelas operáveis para poder se estender aos pátios e para permitir a circulação de vento. O pé-direito duplo da sala abriga um espaço de leitura no segundo pavimento cuja superfície é transparente para permitir um amplo espaço a partir da área social. Os guarda corpos também são de vidro para permitir a observação do jardim estendido desde o exterior.
A iluminação da casa é parcialmente gerada por painéis solares. Devido a localização da cidade, e luz natural é um elemento que pode ser desfrutado durante todo o ano. O estacionamento e casa de máquinas estão protegidos por uma cobertura vegetal de maneira que se estende ao pátio e mantém a temperatura de forma natural.
A sala se estende ao pátio frontal com uma plataforma de madeira sobre uma estrutura metálica, elemento que permitiu que uma das árvores mais antigas do terreno pudessem continuar crescendo.