DELÍRIO E CRISE
“- Sim, com efeito, a Cidade... É talvez uma ilusão perversa!...”.
A Cidade e as Serras – Eça de Queirós
Nas ultimas décadas, o rompimento com a ideologia moderna, os avanços tecnológicos e a ampliação da cultura e economia global, fomentam a criação de signos arquitetônicos com maior liberdade formal, singularidade e personalismo no desenho. Se por um lado esses elementos possibilitam a nova exploração de formas e materiais na obtenção de maior variedade na linguagem arquitetônica, por outro, distanciam-se da tão sonhada universalidade do acesso à arquitetura buscada pelos modernos.
Nesse novo contexto, de efemeridade e fluidez, há uma preocupação categórica com o inédito, resultando em edifícios com forte valor imagético, legitimas representações do traço e dos desejos do arquiteto, porém cada vez mais distantes do contexto na qual se inserem. Essa produção arquitetônica, programada por combinações de códigos computacionais e demais elementos da era digital, converge em objetos não identificáveis - uma busca alucinante pela visibilidade hegemônica. A arquitetura do DELÍRIO.
Este é um período de CRISES e incertezas quanto ao futuro, no qual as escolhas não foram capazes de fazer da utopia, devir. Estando em uma sociedade em que a nossa identidade vai se estabelecer pelo nível e pelo modo como as pessoas se entregam ao mercado, teriam os arquitetos se tornando uma mercadoria de autoafirmação de status? Que forma terão os anseios sociais? Quais valores marcarão nossas cidades? Quais desejos serão substancializados? Qual exclusividade nos incluirá?
A partir desta discussão, dos dias 24 a 28 de outubro será realizado na UNESP de Presidente Prudente a X Semana da Arquitetura, com o tema “Delírio e Crise”. A Semana da Arquitetura é realizada todos os anos, pelo CACAU (Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo) e já trouxe nomes como Décio Tozzi, Flávio Villaça, Ana Fani, João Sette Whitaker, Elisabete França, Marcos L. Rosa, Laura Sobral, Rodrigo Barbosa, Arthur Whitacker, Escritório Piratininga, Roberto Segre, Manoel Botelho, Arquitetos Associados, Aum Arquitetos, Francisco Spadoni, Renato Anelli, Sheila Ornstein, Antônio Arantes Neto, USINA CTAH, Boldarini Arquitetos Associados, Karin Fernanda Schwambach, Brasil Arquitetura, Renato Cymbalista e Pedro Fiori Arantes, além de videoconferências com Estúdio América, FGMF e H+F.
Título
X Semana da Arquitetura FCT UNESPTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
24 de Outubro de 2016 09:00 AMAté
28 de Outubro de 2016 11:00 PMOnde
FCT UNESP - Presidente Prudente, SPEndereço