- Ano: 2009
-
Fabricantes: Belux, Droog, Koninklijke Tichelaar, panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Não deveria ser possível esconder uma casa em um declive alpino e explorar as vistas maravilhosas, permitindo que a luz para entre no edifício, ao mesmo tempo?
Surpreso que era permitido construir habitações próximas das famosas termas de Vals, o cliente aproveitou a oportunidade para desenvolver o terreno, sem perturbar as vistas. A introdução de um pátio central no declive íngreme cria uma grande fachada, com um considerável potencial de aberturas de janelas. O ângulo de visão do edifício é ligeiramente inclinado, dando uma visão ainda mais dramática das belas montanhas no lado oposto do vale.
As autoridades locais estavam satisfeitas com a proposta que não parece 'residencial'. O projeto não foi percebido como uma estrutura típica, mas sim como um exemplo de desenvolvimento discreto num local sensível. A colocação da entrada através de um antigo celeiro e um túnel subterrâneo convenceu que o conceito, embora um pouco absurdo, poderia ser permitido.
As leis de planejamento da Suíça ditam que só é possível conceder uma permissão de construção definitiva após um modelo de madeira na escala 1:1 ser feito no local, para ser avaliado com precisão pela comunidade local. Para esta proposta, a lógica prevaleceu e esta parte do processo foi considerada desnecessária.