-
Arquitetos: Memola Estúdio, Vitor Penha
- Área: 531 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Lufe Gomes
-
Fabricantes: Cozinha e Iten de Inox, Ladrilhos Hidráulicos, Marcenaria, Marcenaria Geral, Mármores, Serralheria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura do Bráz Trattoria surgiu da solicitação dos sócios da Cia Tradicional do Comércio por um restaurante novo, diferente das pizzarias Bráz, mas que de certa forma não desvinculasse completamente do estilo tradicional das demais lojas.
A loja escolhida no Shopping Cidade Jardim para a implantação do projeto já tinha um enorme potencial enquanto espaço. O pé direito de 9 metros na maior área da loja em conjunto com as grandes esquadrias existentes com vista para a cidade fazia com que o salão tivesse uma força única.
Diante deste espaço que foi apresentado, o desafio do Estúdio foi evidenciar essa força com uma arquitetura industrial, buscando nos detalhes e acabamentos o aconchego e a identificação com a marca.
A primeira premissa do Estúdio foi a elevação do piso, a fim de gerar um conforto visual para os frequentadores, considerando a vista que as grandes janelas proporcionam.
A elevação do piso, alinhado à piscina da loja do andar superior, faz com que a entrada da loja passe a ter um pé direito baixo de 2,75m. Tal relação de pé direito faz com que tenhamos uma área de espera intimista e aconchegante “abraçada” pelo bar e balcão de antepastos, que ficam nas suas extremidades.
Ao passar para o salão nos deparamos com a surpresa de um pé direito maior, de 8,50m, evidenciado pela presença das marcantes tubulações aparentes de ar condicionado e exaustão juntamente com as tubulações de elétrica, iluminação, rede, incêndio e hidráulica também aparentes, que reforçam o conceito do estilo industrial.
Os blocos de concreto estrutural já existentes nas paredes do shopping foram mantidos e destacados com iluminação direcionada. Há uma mistura de texturas no salão e a opção de utilização do Gail com faixas azuis trouxe personalidade ao Bráz Trattoria.
No salão, a cozinha está localizada no meio; no fundo a pizzaria e na frente um grande móvel metálico usado como estoque. Do outro lado, fazendo simetria a esse eixo, há dois longos sofás capitonês.
Em contraponto com a arquitetura industrial, foi no mobiliário que se atendeu a necessidade de criar uma nostalgia que pudesse perdurar pelos anos futuros, utilizando materiais antigos e garimpados, que é parte do conceito do Estúdio.
A iluminação dos pendentes garimpados e das luminárias pantográficas reforçam o desenho do piso em ladrilho sextavado, o qual recebe os mobiliários, ora garimpados, ora projetados em madeira e mármore.
Com essas premissas, o Bráz Trattoria vem com uma arquitetura capaz de causar sensações e emoções, trazer à tona nostalgia e nos abrir para um novo olhar.