- Área: 400 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Soraia Oliveira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Cidade de Vale de Cambra, a Casa da Eira foi um desafio de reabilitação com cerca de 400m2 de construção.
Uma casa centenária que estava bastante degrada e precisava de uma reabilitação profunda, que reavivasse a memória da traça original sem esquecer as necessidades actuais. O proprietário queria uma Habitação onde conseguisse ter um ambiente familiar e tradicional, sem esquecer o seu lado irreverente, criativo e onde os amigos são sempre bem-vindos.
Esta reabilitação está dividida em 2 blocos programáticos. No primeiro, junto ao pátio de entrada, encontramos uma zona, anteriormente usada como anexos e cavalariças para os animais, transformada numa zona de convívio, com uma cozinha e sala de jantar, uma instalação sanitária, e alguns compartimentos que mantem a traça original e são de utilização efêmera, como convívios.
O segundo bloco programático, é evidente quando se sobe a rampa e encontramos a casa do caseiro adornada com um antigo canastro e as vinhas verdejantes que nos recordam a proximidade com a serra e a natureza.
Este é o edifício de principal intervenção e mais marcante, onde encontramos os espaços mais privados e íntimos. Com sala de jantar e cozinha, estas estão divididas por um elemento que permite a permeabilidade visual. O armário da cozinha é a guarda para a escadaria que nos leva ao segundo piso e também o armário de apoio para a sala de estar, é um elemento continuo e de ligação entre os espaços que lhe dá continuidade e uniformidade. A sala de estar contém um dos elementos adicionados ao edifício, que mais marcam a sua forma, uma zona de leitura, que sai do edifício e abraça a natureza. Depois encontramos um quarto e uma instalação sanitária mais privada. Este piso superior tem acesso direto ao jardim tardoz do edifício que tem uma cota mais elevada.