- Área: 1400 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Romeira é uma pequena povoação rural a norte de Santarém, localizada a cinco minutos de distância do centro da cidade. Apesar do crescimento econômico gerado pela implantação de várias unidades de produção de grandes empresas na proximidade, a sua população tem decrescido nos últimos anos.
Em parte como forma de contrabalançar esta tendência, a Câmara de Santarém promoveu um concurso para melhorar as condições da escola local. Novos acessos, espaços exteriores, um campo de jogos e uma cobertura de ensombramento para ligar os edifícios existentes, deveriam constituir um novo começo para o complexo escolar da aldeia.
Depois de uma visita ao local, a nossa maior preocupação viria a ser como potenciar o carácter público da escola e dar coerência ao conjunto de edifícios de épocas e morfologias diferentes; uma escola primária dos anos 40 e um jardim-de-infância construído recentemente com um orçamento limitado.
Contrariando uma das premissas do concurso, que previa a colocação da ligação no centro dos dois edifícios existentes, decidiu-se implantar a cobertura junto à entrada da escola, ligando através de um gesto único as duas construções e a rua, reforçando a presença da escola na aldeia.
Procurando uma relação com o branco da torre da igreja da aldeia, o revestimento da cobertura é feito com tela asfáltica revestida com pó de mármore, garantindo uma presença discreta à estrutura de ensombramento. A face de baixo, em contato com o dia-a-dia da escola, é pintada com tinta muito brilhante envernizada, num gradiente de cores.
Para garantir a homogeneidade do efeito e após inúmeros testes, não nos restou outra hipótese que estipular em caderno de encargos, que a aplicação fosse feita por um grafitter, contratado pelo empreiteiro propositadamente para a obra.