
- Área: 200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Quiroga + Caraffa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de uma residência unifamiliar é resolvido no térreo, caracterizado por sua síntese conceitual, formal e material.
Ao se tratar de uma casa para um casal jovem, o projeto deveria ser flexível para poder se adaptar no futuro com a chegada de filhos, permitindo modificar sua distribuição ou agregar dormitórios.

Deste modo, a casa é constituída mediante uma série de pátios que organizam sua distribuição funcional, permitem a ventilação natural de todos os ambientes, e relacionam visualmente o interior com o exterior, gerando diferentes situações de permeabilidade, tanto para dentro como para fora de casa.

Mediante a utilização de importantes vigas invertidas localizadas na cobertura, é possível deixar o espaço de estar sem colunas, reforçando a relação com o exterior.

Esta solução estrutural permite gerar também uma varanda semi-coberta de 60 m², mediante uma laje em balanço de 4 x 15 m de balanço.

Na questão material, o concreto aparente de fenólico preto utilizado nos forros contrasta com o travertino dos pisos e a cor branca das paredes interiores.

Por outro lado, na fachada posterior, é possível aprecias os amplos painéis de vidro, a caixilharia de alumínio preto se relacionando com as vigas de concreto e em contraposição com as paredes brancas.

Na frente, um sistema de encaixe entre as alvenarias de tijolo branco gerá um efeito semelhante ao de um cobogó para o pátio da cozinha, gerando permeabilidade e privacidade.