- Área: 285 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Inés Tanoira
-
Fabricantes: A.D. Barbieri, Blinduch, Casa Azul- Mar Azul, Caño Plast S.A, Cetol –Prestigio – Sagitario, De las Misiones, Electra, Electro Universo S.A., FV, Herpaco S.A., Hormiflex S.A., Isocret, Isover, Jit Calderas S.A, Madelmar, Murvi S.A., Pasalto Materiales S.R.L., Rowa S.A
O lugar
Las Gaviotas é um pequeno balneário da costa de Buenos Aires localizado entre os bosques de Mar Azul e Mar das Pampas. Um território de restingas virgens fixadas com plantações de acácias e álamos onde se sobrepôs um traçado ortogonal que define os lotes, aptos para a construção de empreendimentos multifamiliares. Neste caso, trata-se de um terreno atípico de somente 15m de testada, com uma densa e jovem plantação de álamos, localizada a 300 metros da praia.
A encomenda
Um conjunto de unidades de um só ambiente para veraneio com uma pequena administração e uma moradia para os encarregados do conjunto. Com a mudança de proprietário, esta moradia se transformou em uma nova unidade de dois ambientes. Os metros quadrados a construir seriam os máximos permitidos segundo o código.
A proposta
O projeto deveria cumprir com a premissa de que a volumetria resultante acentuaria a ideia de conjunto propondo espaços de uso comum, tornando imprescindível a individualização de cada unidade, sem que por isso, prejudicasse a intimidade e a privacidade das mesmas. Cada moradia deveria contar tanto com acessos e expansões próprias do que com vistas controladas dos espaços comuns.
Foi proposta uma retícula tridimensional desenvolvida em duas plantas que alterna espaços cobertos, semi-cobertos e abertos de diferente escala e uso, mantendo todas as árvores existentes. Desta forma, as vistas desde as unidades seriam um recorte da paisagem verde original do lote e esta vegetação serviria também para criar privacidade entre as moradias do próprio conjunto e das adjacentes.
A organização funcional
Atravessando o pátio de entrada, o conjunto é acessado por uma parte semi-coberta que possui relação direta com a administração. A unidades do térreo são acessadas através de um percurso livre pelos espaços comuns e através das expansões privadas. Desde os dois pátios principais e através de escadas próprias se acessa as unidades da planta superior, que possuem como expansão privada terraços criados como resultado da ocupação desta retícula espacial.
Cada unidade consta de um único ambiente com duas áreas diferenciadas: a de dormir, com um banheiro e um setor de depósito, e a de estar e comer, com um setor para cozinhar.
A construção
O conjunto está construído fundamentalmente com lajes e divisórias de concreto aparente com fôrmas de tábuas de pinos. Foi utilizado o concreto H21 com o agregado de fluidificante para que a mistura, com escassa quantidade de água, apresente muita compacidade e não necessite de impermeabilização. Nos setores de banheiro e cozinha optou-se por resolvê-los com a obra a seco: estrutura de canos galvanizados, tábuas de pinos nos muros exteriores e placas de gesso nos interiores. Os pisos são de cimento divididos por chapas de alumínio. As aberturas são de alumínio anodizado de cor bronze escuro. A calefação foi resolvida com um sistema que combina piso radiante e lareiras.
Mobiliário
Exceto a cama, a poltrona e as cadeiras, todo o equipamento das unidades é feito de concreto.