Recentemente, foram divulgados os projetos vencedores do concurso para a Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo de Torres Vedras, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Portugal. Entre as 75 propostas enviadas, o júri premiou 3 projetos e atribuiu duas menções honrosas. A equipe vencedora é composta por José Maria Cumbre (coordenador) e Nuno Miguel Caetano.
Confira, a seguir, os projetos vencedores.
PRIMEIRO LUGAR
Autores: José Maria Magalhães Pavia Cumbre e Nuno Miguel Sousa Caetano, Arquitectos Lda. (coordenação: José Maria Cumbre, Arquiteto)
A proposta coordenada pelo arquiteto José Maria Cumbre foi a primeira classificada no Concurso. De acordo com o relatório final do Júri “a proposta define uma estratégia de intervenção muito clara, respondendo de forma precisa à complexidade do contexto e aos requisitos do programa preliminar, propondo a criação de um espaço de praça como centro de toda a intervenção, organizando em torno deste espaço o programa da biblioteca e do museu do brinquedo”.
SEGUNDO LUGAR
Autores: Patrícia Marques, Paulo Costa, Pedro Oliveira, João Maria Ventura Trindade (Site specific, Arquitectura Lda. + PLCO, Arquitecto Lda. + Ventura Trindade Arquitectos Lda.) (Coordenação: Patrícia Marques, Arquiteta)
O 2º prêmio foi obtido pela equipe coordenada pela arquiteta Patrícia Marques, uma proposta que se desenvolve “com grande rigor e qualidade arquitetônica, um espaço aberto e de partilha, em continuidade com a cidade” e “de carácter singular com uma linguagem sofisticada que dialoga de uma forma natural e contemporânea com a memória industrial do lugar”.
TERCEIRO LUGAR
Autores: José Simões Neves, Gabinete de Arquitectura Lda. (coordenação: José Neves, Arquiteto)
O trabalho coordenado pelo arquiteto José Neves obteve o 3º prêmio, em que “a proposta consiste em preencher o vazio existente com a construção de um único edifício compacto que contém a biblioteca e o museu do brinquedo, redefinindo o quarteirão e libertando o restante espaço do lote para a construção de uma praça onde o novo edifício e a igreja Santiago se assumem como os principais 'atores' deste lugar”.
MENÇÃO HONROSA
Autor: Miguel Abecassis (coordenação: Miguel Abecassis, Arquiteto)
MENÇÃO HONROSA
Autor: Embaixada Arquitectura (coordenação: Nuno Griff, Arquiteto)
Via OASRS.