Entre os dias 8 e 11 de novembro desse ano a cidade de João Pessoa vai receber o seminário internacional URBICENTROS#5, que traz na sua quinta edição um formato inovador em termos de evento acadêmico. O evento traz as conferências, mesas redondas, oficinas, saraus e vivências para o próprio lugar da discussão - os espaços públicos das zonas centrais.
O seminário procura dar espaço às pesquisas acadêmicas, produções artísticas e culturais que utilizam, sobretudo, novas e diversas ferramentas de abordagem da cidade, percebendo e evidenciando as contradições hoje existentes nos centros históricos, sempre mais esvaziados de sua centralidade e, por outro lado, palco de um processo de fragmentação e abandono, que os torna cada vez mais periféricos.
Desde sua primeira edição, em 2010, o URBICENTROS vem se consolidando como espaço de encontro e de reflexão entre os pesquisadores que, além da preservação do patrimônio dos centros históricos, abordam também as dimensões formais, materiais, sociais, e simbólicas desses espaços, contrapondo-se à espetacularização, higienização e gentrificação dos mesmos.
Esse ano o tema central é “Centralidades periféricas, periferias centrais”, em referência a comunidade do Porto do Capim, uma comunidade tradicional ribeirinha, instalada há mais de setenta anos. A forma encontrada para valorizar o patrimônio cultural da comunidade e levar a público sua luta pela permanência no local e pela melhoria de suas moradias foi fazer dela o lugar dos acontecimentos do evento, e integrando seus moradores no processo produtivo e organizacional.
O evento dá ênfase às experiências de participação como fundamentos imprescindíveis aos projetos urbanísticos na cidade contemporânea, e às articulações estabelecidas entre o campo da arquitetura e do urbanismo com áreas correlatas, como antropologia, história, direito, sociologia, geografia e artes. Focados nesse aspecto multidisciplinar, os eixos temáticos se verterão sobre a MEMORIA URBANA, enquanto compreensão dos processos históricos, a ASSISTENCIA TÉCNICA, enquanto ferramenta participativa de intervenção nos espaços públicos e privados e o DIREITO À CIDADE, enquanto instrumento de transformação do espaço urbano, para torná-lo palco do exercício pleno da cidadania.
Entre os 4 dias do seminário, importantes nomes do cenário nacional e internacional estarão proferindo conferências, entre eles o italiano Francesco Careri, o chileno Andrés Garcés, e os brasileiros Eduardo Yázigi, Angela Gordilho, Gilson Paranhos, João Marcos A. Lopes, Eduardo Rocha, Xico Costa e Raquel Rolnik.
O último dia do evento será dedicado integralmente à realização das Oficinas, em que os participantes são convidados a se debruçarem sobre as problemáticas e as potencialidades do centro histórico de João Pessoa e, dessa experiência, produzir narrativas inspiradoras que permitam estabelecer pontos de referência a partir dos quais extrair ideias, conceitos e sugestões sobre o rico conjunto de questões propostas pelos eixos temáticos. Essa apreensão se dará a partir da observação e registro das diferentes ações que se estabelecem no espaço urbano, como abrigo, mobilidade, trabalho, lazer, ócio e violência.
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento: http://www.prac.ufpb.br/urbicentros
Acompanhe também as novidades através da página do Facebook: https://www.facebook.com/urbicentros5/
Título
Seminário Internacional Urbicentros VTipo
SeminárioWebsite
Organizadores
PRAC/UFPB, PPGAU/UFPB, PPG-AU/FAU UFBADe
08 de Novembro de 2016 08:30 AMAté
11 de Novembro de 2016 10:30 PMOnde
Largo de São Frei Pedro Gonçalves [IAB.pb, Hotel Globo, Cia da Terra, Igreja São Frei Pedro Gonçalves]Endereço