-
Arquitetos: Plan:b arquitectos ; Plan:b arquitectos
- Área: 995 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Julián Castro, Alejandro Arango
-
Fabricantes: ALUCLASS, Corona, D&D, Indural, LUXYCON, MANOPLAS, SARRARI
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na substituição de uma instituição educativa em mal estado por uma nova edificação, usando o mesmo lote na rua Chaparral do município San Vincente Ferrer, localizado na cordilheira central, a duas horas de Medellín. Este é um colégio rural que assiste os filhos dos camponeses da região.
O novo edifício foi construído sobre a implantação do anterior, evitando tocar algumas áreas instáveis do solo. Foi consolidado como um perímetro que evita o uso de fechamentos externos e como uma parede poligonal que incorpora o programa de salas e serviços, prolongado pela rampa e escada para a área de jogos e recreio, aberta para a paisagem rural. Sua face sul é hermética para controlar o ruído e o pó da rodovia rural, mas em sua face norte se abre ao exterior de estufas e cultivos sobre as montanhas.
Este é um projeto com um orçamento restringido, e por isso optou-se por materiais baratos, resistentes e de baixa manutenção. Tons e materiais similares aos usados na região, em contraste com a cor da vegetação e os cultivos.