-
Arquitetos: SUCRA Arquitetura + Design
- Área: 724 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Dalmax Esquadrias, Faro Design, Luzes do Mundo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é localizada em Caxias, região serrana do sul do Brasil. Após a visita ao terreno fica claro que a incrível vista de um “paredão verde”- uma montanha com uma inclinação quase vertical - nortearia o projeto.
Atendendo ao desejo dos clientes de uma casa contemporânea, que representasse a personalidade da família, o resultado foi um projeto de linhas retas, funcional e o uso do concreto, tijolo, ferro e vidro.
A casa contrasta com a natureza e internamente enquadra a paisagem, trazendo o verde para o ambiente interno, como uma tela que invade a casa. Essa sensação é reforçada pela altura da montanha e inclinação forte que faz com que presença do céu na vista seja rara.
O jogo de contrastes: cheio e vazio, concreto e verde, luz e sombra, é potencializado por geometrias puras como o pano de vidro quadrado, com pé direito e largura com medidas praticamente iguais. O volume de concreto, também com altura e largura similares, que flutua na fachada sul, contêm o banheiro da suíte do casal e esconde a caixa d’água.
Praticamente todas as aberturas da casa – mesmo as da área de serviço - estão orientadas para o norte, aproveitando ao máximo a vista para a montanha e proporcionando excelente insolação e ventilação.
A residência está em um terreno em declive. É limitada ao sul pela rua de acesso e ao norte por um pequeno curso de água.
O som da água corrente também está presente o tempo inteiro, mas pode ser interrompido pelas esquadrias termo acústicas com vidros especiais que garantem maior estanqueidade e conforto para os usuários. O conforto térmico é garantido pelo sistema de calefação, já que a região possui temperaturas extremas, muitas vezes negativas no inverno. Na área social foi utilizado piso radiante para que as placas não interferissem na decoração. Painéis solares auxiliam esse sistema.
A casa é configurada por 3 blocos: o íntimo e o social – paralelos e em níveis diferentes – e o bloco transversal de circulação vertical, que os une.
A casa em U gera então um pátio interno que auxilia a área de serviço, mas é usado principalmente como complemento do ambiente social.
A porta de acesso que leva ao bloco íntimo conduz também ao escritório, que é integrado a uma sala íntima com acesso a um terraço e teto verde.
O corredor de acesso a zona íntima é iluminado por uma abertura junto ao piso, que garante também privacidade aos moradores.
Os dormitórios possuem portas de correr e aproveitam a paisagem deslumbrante. O uso do teto verde no bloco social, além de auxiliar na questão térmica, não interfere na vista.
No banheiro da suíte a frieza do concreto e vidro é quebrada pelo mobiliário de madeira. No piso são usados ladrilhos hidráulicos lisos. O desenho, bastante gráfico, é feito pelo uso de três cores diferentes.
A escada que leva à área social tem estrutura de ferro e degraus de madeira um elemento vazado e garante leveza ao ambiente. No andar de baixo, um patamar de madeira suaviza a transição entre os dois níveis.
Na área social, estar, jantar e cozinha estão integrados. A zona da churrasqueira é separada através do mobiliário da cozinha. Não há nenhuma parede interna nesse ambiente, gerando amplitude e valorizando o teto de concreto aparente.
Para otimizar o uso do quarto de hóspedes, o ambiente é usado como sala de leitura e jogos. Quando necessário, é convertido em dormitório através do uso de futons. Ele fica totalmente isolado da zona intima, garantindo privacidade ao visitante e moradores.