- Área: 190 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: Alva Design, Loja do Teo, Marcato Arte Metálica, Omni Marcenaria, Pro vidros, Pé Palito, Stone Depot, Tempus, Up Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas lojas com identidades distintas ocupando um mesmo imóvel, um típico sobrado paulistano: a Coven no andar térreo e a Printing no piso superior
Este foi o enredo do projeto e sua premissa foi respeitar a identidade de cada marca, porém com elementos e espaços comuns às duas.
À necessidade de um espaço de transição que equilibrasse o acesso às duas lojas juntou-se o objetivo de potencializar o contato entre loja e público passante, explorando as características do comércio de rua.
Criou-se então um primeiro espaço que funciona como um grande hall e também vitrine, comum às duas marcas. O piso contínuo desde a calçada reforça a ideia de continuidade entre exterior e interior e portas de correr que se escondem fazem com que este espaço se torne um prolongamento do recuo frontal. Um banco de mármore foi construído para favorecer a convivência entre as pessoas.
A partir deste hall, cada loja se organiza nos seus respectivos pisos com imagens e características arquitetônicas próprias.
A Coven, com personalidade mais moderna e informal, ocupa o andar térreo. O projeto tem como ponto de partida a criação de 2 pátios externos que fornecem luz natural aos ambientes da loja.
Os espaços expositivos foram organizados ritmicamente à esquerda e a direita dos espaços de apoio (caixa, copa, banheiro) e dos pátios, criando um zig zag de pequenos ambientes onde os produtos da marca são oferecidos.
Para dar amplitude ao reduzido espaço e organizar tubulações sem achatar ainda mais o pé direito, optou-se por criar um pergolado internamente, dando continuidade à pérgola que cobre os pátios externos.
Também com o objetivo de ampliar os espaços, o volume central, onde se encontra uma pequena copa e lavabo para clientes, foi todo revestido de espelho.
O mobiliário foi desenhado com chapa metálica e vidro (e detalhes de madeira) para que resultasse leve e delicado.
A Printing, no piso superior, é uma marca especializada em roupas de festa, e como tal exigia uma atmosfera mais clássica e luxuosa.
Aproveitando-se da ausência de laje de cobertura no piso superior, optou-se por fazer o forro no ambiente principal seguindo a inclinação do telhado, resultando num pé direito mais alto.
Materiais como carpete, espelhos bisotados e papel de parede personalizam os demais ambientes.
As araras foram desenhadas especialmente para a marca; ora exploram maneiras inusitadas de expor os vestidos em espaços reduzidos (a 45o), ora se transformam em luminárias.
Para a nova fachada criou-se uma grande empena solta da fachada original, de forma a permitir que a luz e ventilação naturais cheguem até o banheiro e estoque situados no piso superior.
A marquise curva e o letreiro sob ela, contrapondo-se à parede angulosa que esconde entrada de energia, depósito e estoque, criam uma imagem forte mas suficientemente neutra para atender às duas marcas.