- Área: 20000 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Jannes Linders
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Fabricantes: Lindner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação Central The Hague foi transformada pelo escritório Benthem Crouwel Arquitetos em um edifício de grande capacidade, fácil de ler e cheio de luz, onde todos os sistemas de transporte público convergem no centro da cidade. O concreto da década de 1970 foi demolido em favor da transparência. No interior, os trens passam a toda velocidade por cima dos bondes ao longo de uma via elevada. Na inauguração em 1o de fevereiro de 2016, o secretário de Estado de Infraestruturas e Meio Ambiente, Sharon Dijksma a descreveu como "uma estação de trens feita de vidro, uma catedral de luz".
Linha de alta velocidade
Atualmente, cerca de 190.000 viajantes transeuntes fazem uso da estação central The Hague. A reforma leva em conta a estimativa de que o número de usuários duplique na próxima década devido à ligação com a rede de trânsito rápido Randstadrail local e à linha de trens de alta velocidade de Amsterdã a Paris. A rede de alta velocidade terá uma parada aqui, em The Hague, assim como as estações centrais de Rotterdam, Utrecht e Arnhem e em Amsterdam Zuid e Breda. Estas seis estações constituem os novos projetos chave postos em prática pelo governo.
Praça urbana coberta
Benthem Crouwel Arquitetos projetou a nova estação como uma praça urbana coberta, um local para os residentes e viajantes por igual. Suas entradas adicionais fortaleceram os contatos físicos entre o centro da cidade e seu distrito financeiro (Beatrixkwartier). Há quatro entradas no total, e os quatro lados levam à cobertura, que foi projetada como um padrão diagonal de painéis em forma de losango. Estes representam um espetacular jogo de luzes e sombras quando o sol está brilhando. Os losangos proporcionam ventilação quando abrem-se automaticamente em dias quentes, atuando como proteção solar, contribuição para a acústica e como saídas de fumaça em casos de incêndio. Oito elegantes pilares suportam a cobertura da estação, que é do tamanho de dois campos de futebol. O edifício da estação, que mede 120 por 96 metros e encontra-se a 22 metros de altura, é quase completamente feito de vidro. Uma vez dentro, todos os modais de transporte (trens, bondes e ônibus), assim como comércio e hotelaria, podem ser vistos em apenas um olhar. O desenho proporciona uma organização natural e flexível dos fluxos de tráfego. Há uma série de rotas possíveis e, de fato, cada viajante ou transeunte pode criar a sua própria. A nova estação insere-se de forma fluida em Haagse Loper, no bulevar de pedestres que corre diagonalmente através da cidade, e a entrada da estação em si transformou-se em um significativo espaço público.
Além da Estação Central The Hague, Benthem Crouwel Arquitetos projetou as estações centrais de Roterdã, Utrecht e Amsterdã, as estações de serviço de conexão do metrô norte-sul de Amsterdã e a área ferroviária de Delft.