- Área: 6500 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Parham Taghioff
Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização do complexo religioso e cultural do Iman Reza na área cultural do Teerã (capital do Irã) orienta o projeto em relação a criação de um espaço urbano para a interação social e participação de diferentes gerações e grupos sociais.
A ideia da correlação e interação entre os diferentes grupos sociais e o desejo de fomentar a presença da nova geração no complexo se refletem na forma final da Shabestan que foi determinada pela ideia de entrelaçar as mãos como símbolo de unidade e coesão social. Seguindo a forma principal, as alas laterais do edifício com as funções adicionais, se elevam e descansam no solo para criar uma inovadora forma visual.
A forma principal da Shabestan, com a grandeza de um espaço religioso, oferece a oportunidade de uma experiência única para cumprir com a ambição de conectar-se com o criador. A estrutura também é formada por um pátio escavado, uma das características da arquitetura persa, que permite aos usuários estar longe da multidão exterior e perceber o edifício em um espaço tranquilo.
Além disso, a presença de água aumenta a transparência do desenho. Este espaço não somente faz com que a separação da vida cotidiana seja possível, mas também participa no processo de transferência.
O complexo consta de várias áreas funcionais como uma mesquita, uma galeria de arte, um café-livraria, um anfiteatro e um centro de TI, todos eles desenhados de forma unificada.
Pátio
Além disso, a presença do usuário e o possível movimento em diferentes espaços são reforçados por corredores laterais junto ao Shabestan, a fim de ampliar os espaços urbanos que rodeiam o projeto e conferem vida a ele.
Na construção do projeto, existem algumas referências à identidade social dos usuários para evocar seus recursos da história da arquitetura islâmica e persa.
Os tijolos utilizados na paredes dos corredores e no Shabestan junto com o vidro, expressam o movimento ascendente simbólico da terra à luz. O vidro, feito a mão, que cobre a cúpula principal está gravado com os nomes de Deus e inicia a partir de uma relação cara a cara com as orações e culmina no céu ao longo da cúpula.
Outro símbolo, a estátua de cedro, que na cultura persa representa a constância, a vida e a liberdade, se utiliza no projeto como um ponto de referência.