"O antigo encontra o novo"
noa* (network of architecture) completou uma casa residencial urbana e adicionou um volume contemporâneo.
"(...) a interação material entre o antigo e o novo criam um campo de confrontação das gerações - um impulso selvagem para a transformação."
Stefan Rier
Na região de vinhedos de Bolzano, uma residência é ampliada; o volume tradicional existente é aumentado através de uma estrutura aberta e moderna. O terreno, que está protegido, encontra-se numa zona de transição urbana entre o desenvolvimento da construção nas periferias da cidade e o mais denso empreendimento da zona de Griesplatz.
A casa está dividida em dois apartamentos, que são acessados por uma importante escada exterior desde o pátio. Os novos volumes possuem vista em todas as direções, aos vinhedos idílicos e a característica "Guntschnaberg" no ocidente.
O objetivo era respeitar as proporções do edifício histórico. Portanto, a Villa com uma cobertura a duas águas e as aberturas das janelas clássicas foram ampliadas com um volume compacto, janelas coerentes e aberturas generosas.
Os apartamentos estão organizados de forma que os espaços mais íntimos encontram-se na parte histórica da casa, enquanto os espaços coletivos estão na parte moderna, com vistas para o sul e oeste.
Fachada com profundidade
A linguagem formal diversa das duas partes do edifício cria uma tensão que é enaltecida pelo acabamento da fachada: a parte histórica, branca pelo gesso, e a extensão com um gesso de cor vermelho escuro. A coloração do mesmo gesso ao invés de uma camada de pintura na parte superior cria uma profundidade estoica.
As duas escadas exteriores nas fachadas norte e sul são de aço natural escurecido e aparecem como pontes escultóricas. As grandes aberturas quadradas possuem elementos têxteis para a sombra, que criam uma neblina difusa.