-
Arquitetos: Gusang Architectural Group, Kyoungtae Kim, Min Soh
- Área: 153 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Namgoong Sun
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício está situado em Seogyo-dong, próximo da área popular da Universidade de Hongdae. Originalmente construído como uma casa unifamiliar, foi utilizado como o escritório de uma editora muito conhecida durante os últimos 15 anos.
O novo proprietário desejava renovar o edifício e trazer usos múltiplos, que abrigasse um espaço de exposições, reuniões e escritório. Além de mudar o aspecto residencial do edifício para expressar uma nova imagem, sem anexos ou mudanças significativas na estrutura original.
Um dos principais objetivos da reforma era trazer luz natural aos espaços subterrâneos. Espaços verdes no primeiro pavimento se fundiram com o nível da rua, criando uma série de pequenos ambientes ao ar livre.
As escadas exteriores que conduzem desde a rua até a entrada principal permite aos visitantes olhar para baixo aos pátios subterrâneos. Antes, uma série de galerias e espaços de trabalhos escuros e úmidos, o subsolo agora funciona como uma sala de estar e reuniões, com janelas de altura completa que se abrem a um pequeno pátio privado, separado da rua vizinha.
O exterior sofre uma transformação radical. Uma nova camada de tijolos cobre completamente a fachada existente de painéis de pedra da casa. No nível do pedestre, painéis de aço cor bronze envolvem o edifício ao longo de suas faces oeste e norte.
As linhas limpas e janelas fundidas transmitem uma expressão moderna e monolítica, enquanto a interação audaz do volume anima todo o edifício. O tijolo perfurado ajuda a romper o padrão de tijolo uniforme e modula a luz natural e vistas dos arredores.
Além disso, o telhado inclinado original é eliminado e as paredes se estendem para cima para formar um parapeito. O resultado é um grande terraço com assentos e paisagismo que pode ser utilizado para atividades e reuniões.
Os novos espaços interiores articulam uma linguagem simples, limpa e minimalista que complementa o novo exterior. As paredes brancas e tetos proporcionam um fundo para a introdução de novos materiais, que incluem diferentes tipos de madeira e pedras.