A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove aula aberta na quarta-feira, 16 de novembro, às 18h, sobre ‘Grandes obras e licenciamento’, com Flávia Scabin, professora de Direito e a equipe de Desenvolvimento Local do Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas (GVCES). A mediação será da arquiteta e professora da Escola da Cidade, Marta Lagreca.
O encontro faz parte da Série Contracondutas, promovida pelo Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade. O ciclo de palestras, que se estende até 30 de novembro, visa discutir temas e questões relativas ao trabalho análogo ao escravo.
Na última década, o tema do licenciamento e das condicionantes socioambientais ligados aos grandes empreendimentos de infraestruturas, que se multiplicaram por todo o país, ganhou relativa candência no debate nacional. Para tratar do assunto, além de Flávia Scabin, a aula contará com a equipe de Desenvolvimento Local do GVCES, que atua na determinação e no cumprimento de tais condicionantes e acumula importantes experiências de campo.
A atividade acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.
SOBRE OS CONVIDADOS
Flávia Scabin é mestre e doutoranda pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Direito pela PUC-SP. Professora e pesquisadora da FGV em Direito, é especialista em temas relacionados ao meio Ambiente e ao desenvolvimento, além de coordenadora da área ambiental do escritório de advocacia BKBG.
Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (DL) é uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCES), que procura inserir a questão do desenvolvimento local nas estratégias de negócio das empresas responsáveis pela instalação de grandes projetos de infraestrutura e energia no interior do Brasil, articulando-as e trazendo-as para o debate público sobre os desafios e as possibilidades de um desenvolvimento sustentável social e ambientalmente. A equipe do GVCES se caracteriza pela interdisciplinaridade e pelo cruzamento de perspectivas econômicas, administrativas, geográficas e sociológicas, entre outras.
SOBRE O SEMINÁRIO
O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.
Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola (www.escoladacidade.edu.br). Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.
SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS
O Projeto Contracondutas se origina de uma atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo ao escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema-enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.
Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.
O projeto conta com uma página onde estão concentradas todas as atividades desenvolvidas, ações em andamento e programação completa de atividades. Acesse http://www.ct-escoladacidade.org/contracondutas/
SERVIÇO
Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Flávia Scabin + equipe GVCES
• Data: 16/11/16 (quarta-feira)
• Horário: 18 horas
• Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
• Informações: www.escoladacidade.edu.br /
www.ct-escoladacidade.org/contracondutas
seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
ESCOLA DA CIDADE PROMOVE AULA ABERTA SOBRE GRANDES OBRAS E TRABALHO ESCRAVOTipo
PalestraOrganizadores
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoDe
16 de Novembro de 2016 06:00 PMAté
16 de Novembro de 2016 08:30 PMOnde
Teatro Aliança FrancesaEndereço