-
Arquitetos: Johnsen Schmaling Architects
- Área: 172 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: ArchiSpec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena residência projetada para uma designer e seu marido encontra-se na costa arborizada a leste do condado Door em Wisconsin, uma estreita península no lago Michigan. Incrustado em um denso bosque de árvores caducifólias e coníferas o modesto volume do edifício está silenciosamente localizado em um pequeno clarão na floresta, na borda leste do terreno levemente inclinado; sua baixa silhueta praticamente desaparece na vegetação circundante. A restringida paleta de materiais exteriores do edifício se limita ao cedro carbonizado do norte de Wisconsin; sua textura e sombria cor escura complementa-se com cedro envernizado claro, alumínio anodizado escuro e vidro.
Remetendo a profundidade e as oscilações da superfície que cobre os troncos das árvores, as tábuas de madeira foram instaladas sobre faixas de diferentes profundidades para formar uma suave pele dobrável e ondulada. Estrutura não muito diferente de uma cortina plissada - um véu serpenteante altamente facetado que envolve a casa e substitui o que poderia ter sido um perímetro convencional bem definido, com um limite mais ambíguo, que suaviza a geometria rigorosa do edifício e modera a transição da construção artificial com o contexto natural.
Um estreito caminho de cascalho conduz a um pequeno pátio esculpido profundamente na massa retangular da casa, um espaço cônico cuja perspectiva forçada converge ao hall envidraçado e continua até a habitação exterior no lado oposto, emoldurando as vistas da casa e a paisagem silvestre do terreno. Uma parede contínua de madeira levemente lixada em ângulos com um acabamento brilhante cria uma superfície altamente tátil de faixas dobradas que se estende desde a estação de serviço da casa e marca visualmente a sequência de entrada. No interior, o hall conecta-se a um espaço aberto com um sistema de portas de correr envidraçadas de grandes dimensões que proporciona acesso a um patio linear, um plano levemente pavimentado fundido na topografia existente e contido por um largo e iluminado banco de concreto que corre paralelamente à casa.
Do outro lado das grandes portas de correr, uma delicada e escultural escada de aço, com apoio de hastes verticais, fixa a estrutura e conduz à suíte superior e ao amplo telhado verde que cobre o volume principal do edifício. Contrastando com a cobertura exterior escura do edifício, a paleta de materiais do interior está dominada por muros brancos, móveis laqueados em branco e um piso de concreto polido.