-
Arquitetos: Renzo Piano Building Workshop
- Ano: 2016
-
Fotografias:Michel Denancé
-
Fabricantes: Brimat, Sika, St. Cloud Window, Thebault Groupe, Uniform
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Stavros Niarchos está localizado na Kallithea, 4 km ao sul do centro de Atenas. Sendo um projeto cultural e educativo importante, o local será composto pela Biblioteca Nacional da Grécia e pela Ópera Nacional grega em um parque de 170 mil metros quadrados. Atualmente, o local escolhido é um estacionamento, feito para os Jogos Olímpicos de 2004, e antigamente foi um espaço para pistas de corridas. Desta forma, o projeto procura restaurar as conexões perdidas do lugar com a cidade e o mar.
Como um dos primeiros portos de Atenas em Faliro Bay, Kallithea sempre teve uma forte relação com a água. Na atualidade, entretanto, apesar de sua proximidade, não há vista ao mar desde o local. Para restaurar isto, criou-se uma colina artificial no extremo sul do terreno (em direção ao mar). O parque inclinado culmina no edifício do centro cultural, criando espetaculares vistas ao mar.
Tanto a ópera como a biblioteca são combinadas em somente um edifício, com um espaço público, conhecido como Ágora, facilitando o acesso e as conexões entre as duas instalações principais. A ala da Ópera é composta por dois auditórios, um dedicado às óperas e balés tradicionais (450 lugares) e outro para atuações mais experimentais (1400 lugares). A biblioteca pretende ser não somente um lugar para aprendizagem e preservação da cultural, mas também um recurso público, um espaço onde a cultura é realmente acessível para ser compartilhada e desfrutada.
A sala de leitura da biblioteca é completamente revestida por paredes de vidro e está localizada na parte superior do edifício, logo abaixo do telhado. Uma caixa transparente horizontal quadrada, que desfruta de vistas 360 graus de Atenas e do mar. A conexão visual e física do local com a água continua no parque com um novo canal que corre ao longo de eixo norte-sul, eixo pedonal principal, a Esplanada. A cobertura do telhado proporciona uma sombra essencial, sendo coberto com 10 mil metros quadrados de células fotovoltaicas, suficiente para gerar 1,5 megawatt de energia para a biblioteca e ópera. Esta grande superfície deve permitir que o edifício seja autossuficiente em fins energéticos durante as horas normais de abertura. Sempre que for possível, a ventilação natural poderá ser utilizada.
A conexão visual com a água continua no parque através de um canal ao lado da esplanada, nos principais eixos pedonais do local na direção norte-sul.
O complexo almeja a qualificação LEED Platinum.