-
Arquitetos: Cannon Design; Cannon Design
- Área: 9 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Gayle Babcock, Bruce Damonte, Peaks View
-
Fabricantes: Artmart Corporation, Counsilman/Hunsaker, Equitrac Corporation, Laird Plastics, Novacolor
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Recreação Bill R. Foster e Família da Missouri State University (MSU) foi concebido como uma forma cristalina e geológica na paisagem do campus. O volume da pedra esculpida é fraturada por uma nova passagem de pedestre do campus que leva os alunos à entrada e ao centro do edifício, e para outros destinos do campus. O envelope de pedra - referenciando os edifícios de pedra históricos que definem o campus da MSU - é cortado para revelar um interior de metal e vidro, expondo as atividades de recreação. As sutis subidas e descidas do caminho permitem que as funções relacionadas à piscina e à área de armários estejam abaixo da caminhada no nível inferior, enquanto a pista de corrida passa por cima, fornecendo cobertura aos estudantes que passam pelo edifício. No interior, os ocupantes são continuamente reconectados ao campus através de cortes e aberturas cuidadosamente posicionados, criando um grau de transparência que não é aparente no exterior do edifício.
Reunindo as antes dispersas atividades recreativas para criar um programa de recreação centralizado e coeso, o centro da MSU está localizado em um espaço do campus central entre as funções estudantis cotidianas, o núcleo acadêmico e outros locais de esportes e recreação. A característica definidora do centro - a passagem sem colunas que liga dois recintos do campus - cria uma experiência espacial única que ajudou a resolver tanto os desafios de planejamento quanto das fases do projeto. Suas qualidades espaciais contribuem para a experiência fluida de passar pelo edifício.
O exterior do edifício é composto de painéis de pedra personalizados, dimensionados para um tamanho monumental apropriado ao tamanho do edifício e colorido para dialogar com a arquitetura de pedra calcária do campus. No nível do piso, linhas de LED lineares guiam o caminho dos pedestres que atravessam o edifício. O interior do edifício é definido por uma paleta dinâmica que complementa as cores da universidade, com destaques coordenados aplicados em vidros, pisos e outros materiais.
Os elementos do programa recreativo incluem um ginásio de 3 quadras, um com uma superfície de jogo multi-uso, 1672m² de espaço de academia; uma pista de corrida interna; uma área com piscinas para lazer, para treinamento e um deck ao ar livre; salas multi-uso para atividades de bem-estar; uma parede de escalada; e outros espaços de apoio, incluindo vestiários e espaço administrativo. O edifício responde à crescente demanda dos alunos por uma maior programação recreativa, e os líderes e grupos estudantis da MSU foram integrados em todo o processo de projeto.