Em novembro, a Praça das Artes inaugura mais uma exposição temporária. “Do Traço ao Palco” trata do processo criativo nas diferentes etapas da concepção de um espetáculo, inspirados em situações de bastidores e nos croquis de cenografia e figurino do Acervo do Theatro Municipal. A mostra reúne obras de Alexandre Camanho, Anna Sousa, David Magila, Leonardo Gomez, Marina Dubia, Nair Sasaki, Nara Isoda, Talita Hoffmann, Vitor Flynn e Yasmim Flores.
Do Traço ao Palco entra em cartaz de 10 de novembro de 2016 e permanece até 3 de março de 2017, na Sala de Exposições da Praça das Artes (Av. São João, 281). A entrada é gratuita e o horário de visitação é de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábado e feriado, das 10h às 18h. A curadoria é da direção artística da Fundação Theatro Municipal.
Trata-se de uma exposição work in progress – a mostra será aberta no início do processo de criação de cada artista. Dessa forma, a cada dia, o público poderá sempre encontrar uma nova paisagem em um espaço ativo e de contínua mudança.
Dez artistas de diferentes linguagens (desde muralistas, pintores até quadrinistas) irão dividir o espaço da mostra com total liberdade para desenvolver e expressar o papel do desenho no processo de criação e materialização de um espetáculo, mostrando seus usos no planejamento de cenografia, figurino e iluminação. Os artistas foram desafiados a trabalhar na construção da exposição de modo processual e coletivo, partindo da música e da dança, tão presentes no Theatro Municipal e nas Escolas (Municipal de Música e de Dança de São Paulo) que se localizam na Praça das Artes.
“A Praça das Artes foi criada como extensão das atividades do Theatro Municipal e essa exposição tem o intuito de reforçar a conexão entre os dois espaços bem como a vocação para o espetáculo, pelas linguagens da música e da dança.”, diz Daniela Avelar, diretora artística.
Além da pesquisa histórica, todos os artistas visitaram a Central Técnica (que abriga figurinos, acessórios e itens de cenografia) e os Acervos da Fundação Theatro Municipal, além de terem como referência programas e artefatos do Theatro, arquivados no Centro de Documentação e Memória.
Quadra 27 – A Praça das Artes conta com uma exposição permanente em cartaz. Quadra 27: O Projeto Arquitetônico da Praça das Artes também tem entrada gratuita e apresenta reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história da construção arquitetônica.
A mostra busca responder ao interesse pela arquitetura da Praça das Artes, projetada pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura e Marcos Cartum, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A mostra apresenta reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história da construção arquitetônica.
Título
Exposição "Do Traço ao Palco" na Praça das ArtesTipo
ExposiçãoWebsite
Organizadores
De
10 de Novembro de 2016 10:03 AMAté
03 de Março de 2017 08:00 PMOnde
Sala de Exposições, Praça das Artes , Av. São João, 281, Centro, São Paulo, SPEndereço