-
Arquitetos: C.F. Møller
- Área: 1500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Mark Hadden
Descrição enviada pela equipe de projeto. Elmwood Court é um edifício de cinco pavimentos com 22 unidades de habitação para aluguel social em um antigo estacionamento aberto em Battersea, Londres. O novo bloco residencial continua o padrão existente de uso do solo das edificações Vitorianas remanescentes ao longo da Battersea Park Road, com térreo comercial e habitações nos pavimentos superiores.
No projeto existem duas entradas residenciais bem definidas para separar os núcleos que bordam o espaço comercial, e tem como objetivo animar o domínio público e suprir um vazio na paisagem da rua. A volumetria dos blocos avança até o alinhamento dos edifícios vizinhos com frente para a rua, maximizando o espaço de pátio posterior.
Estudos de fachada prezaram por minimizar a manutenção enquanto maximiza a penetração de luz natural em todos os ambientes oferecendo aos quartos uma privacidade adicional da rua. Isso foi alcançado utilizando varandas em toda a extensão da fachada, proporcionando um espaço de transição entre a rua e as aberturas dos quartos. Janelas do piso ao teto são utilizadas em todas as aberturas maximizando a luz natural.
As variações horizontais foram alcançadas na fachada ao projetar os espaços de estar em pavimentos alternados. O esquema se relaciona ao seu contexto através de uma expressão sutil de um ritmo de aberturas encontrados nos sobrados Vitorianos vizinhos. Mudanças de geometrias e recuos nos pavimentos superiores parecem iluminar a massa do edifício e reduz sua escala.
C.F. Møller Architects desenharam o edifício com uma paleta reduzida de materiais duráveis. Tijolos de coloração clara foram escolhidos como material de revestimento por sua grande durabilidade e belas propriedades de envelhecimento com o tempo. Tijolos também são um abundantemente encontrados na arquitetura local, e aqui possui uma textura diferente no térreo para acentuar o caráter das áreas públicas do edifício.
O programa residencial misto proporciona uma variedade de unidades que vão desde apartamentos de 1 quarto até unidades-família com 3 quartos. O núcleo oeste serve 12 unidades de aluguel social, já o núcleo leste serve 10 unidades que estão destinadas a famílias e propriedade compartilhada. Em ambos os núcleos, possuem três apartamentos por pavimento.
Esta estratégia de projeto possui uma série de benefícios; evitando grandes circulações internas, maior eficiência e maximização do número de apartamentos com dupla exposição. A maioria dos apartamentos se beneficiam de espaços de estar confortáveis e duas varandas, voltadas para o sudeste e noroeste, com vistas para o pátio ajardinado comum.
O edifício foi projetado para atingir a escala 4 do Code for Sustainable Homes (Código para Casas Sustentáveis, em tradução livre), escala britânica para sustentabilidade residencial As unidades são compatíveis com o envelhecimento de seus moradores e o projeto possui apartamentos de dois quartos que são acessíveis para cadeirantes no térreo.