-
Arquitetos: COBE Architects, Gottlieb Paludan Architects
- Ano: 2015
-
Fotografias:GPA and Jens Lindhe, GPA and Ole Malling
-
Fabricantes: GH Form, HSM Industri, Lamberts
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estação de Nørreport em Copenhague é a estação de transporte mais movimentada da Dinamarca. Foi construída em 1916, modernizada em 1934 e precisou de uma grande renovação em 2012. Após três anos em obras, a estação no coração de Copenhague foi transformada em um espaço aberto e acessível com um claro foco nas necessidades dos pedestres e ciclistas.
Os poucos edifícios que a rodeiam são majoritariamente construídos em vidro e possuem formas arredondadas, proporcionando espaço para a grande massa de pessoas que ali circulam e enfatizando a claridade e o fluxo natural do layout. Materiais são simples com superfícies naturais, garantindo pouca necessidade manutenção, como o concreto branco, granito, vidro e aço inoxidável. Quando cai a noite, a iluminação também se torna uma de suas características notáveis e atua como forma de navegação, com suas torres para a ventilação subterrânea que se erguem como marcos luminosos.
Este espaço coesivo não possui fundos ou esquinas. O projeto e a disposição dos edifícios e dos equipamentos de estacionamentos de bicicletas na nova praça são baseados em um estudo dos fluxos de pedestres nas ruas do entorno, os que atravessam o pátio e os que acedem ao subterrâneo.
A praça foi projetada como uma extensão do térreo da cidade, e acesso direto de pedestres foi estabelecido das áreas de calçadões no entorno à estação, enquanto que o tráfego veicular foi redirecionado, deixando apenas uma artéria de tráfego ao norte da estação. O estacionamento de bicicletas tem capacidade para 2100 bicicletas naquilo chamado de "cama de bicicletas", que estão recuadas em relação à superfície geral do pátio para garantir uma hierarquia e vistas sem obstruções do espaço como um todo.
E estação e a praça são utilizadas por cerca de 350.000 passageiros diariamente. A eficiência dos fluxos criados era um aspecto crucial da proposta de projeto desde o início. Além disto, foi dada prioridade para criar espaço para uma atmosfera urbana com atividades que refletem a metrópole dinâmica de Copenhague. Alinhado à esta ideia, as bicicletas estacionadas não estão ocultas, mas sim expostas como um aspecto importante da vida e da identidade de Copenhague como a melhor cidade para os ciclistas.
O que antes era um espaço urbano cansado caracterizado como caótico, inseguro e ruidoso agora é transformado em um lugar onde a segurança, conforto e eficiência são as palavras chave e o usuário diário está no foco. Em contraste com o que era antes, esta área agora um lugar onde as pessoas podem sentar, fazer uma pausa e assistir ao mundo que passa.
A proposta de Gottlieb Paludan Architects e COBE para esta nova estação e praça foi a proposta vencedora de um concurso público de 2009.