-
Arquitetos: Adjaye Associates, Freelon Adjaye Bond / SmithGroup
- Área: 39 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Darren Bradley
-
Fabricantes: Bendheim, Conwed, Goppion, Pure + FreeForm, Sempergreen, Series Seating, Sto, USG Ceilings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ganhar a competição para projetar o Museu Nacional da História e Cultura Afro-americana (NMAAHC) consolidou o portfólio da empresa nos Estados Unidos, com o novo edifício indiscutivelmente mais prestigioso da nação. Localizado na Constitution Avenue, ao lado do Museu Nacional de História Americana e do Monumento Washington, o museu vai abrigar galerias de exibição, espaços administrativos, espaço de teatro e espaço de armazenamento de coleções para o NMAAHC. Como projetista principal para a equipe de Freelon Adjaye Bond / SmithGroup (FAB), a abordagem de David Adjaye foi estabelecer uma relação significativa com este terreno único, assim como uma ressonância conceitual forte com a profunda e duradoura herança africana nos Estados Unidos. O projeto possui três características fundamentais: a forma de "coroa" do edifício; a extensão do edifício para fora na paisagem - a varanda; e o envelope de filigrana de bronze.
Situado nos arredores do Monumento Washington, o museu mantém uma presença sutil na paisagem - mais da metade está abaixo do solo - com cinco andares acima. A coroa é inspirada em elementos do Monumento Washington, como a correspondência ao ângulo de 17 graus do topo do monumento e o tamanho e o padrão do painel, desenvolvido usando as pedras do monumento como referência. Todo o edifício está envolto em uma pele de bronze ornamental que é uma referência histórica ao artesanato afro-americano. A densidade do padrão pode ser modificada para controlar a quantidade de luz solar e transparência para o interior. A entrada sul é composta pela varanda e um elemento central com água. Como uma extensão do edifício para a paisagem, a varanda cria um ambiente ao ar livre que faz a ponte entre o interior e o exterior.
Com 50 metros de profundidade, o recuo é semelhante a outros edifícios no lado norte do Mall. A parte inferior do telhado da varanda é inclinada para cima permitindo a reflexão da água em movimento abaixo. Esta área coberta cria um microclima que combina ventilação natural e água para criar um refúgio do sol quente de verão. Há também um pátio ao ar livre na cobertura que é acessado a partir de um nível mezanino dentro do edifício.
Dentro do edifício, os visitantes serão guiados em uma jornada histórica e emocional, caracterizada por vastos espaços sem colunas, com entradas dramáticas de luz natural e uma paleta de materiais diversos, compreendendo concreto pré-moldado, madeira e uma pele de vidro por trás da envoltória de bronze. Nos pavimentos abaixo do solo, a ambiência é contemplativa e monumental, alcançada pela galeria de história de pé-direito triplo e simbolizada pelo espaço destinado ao memorial - o "oculus" - que traz luz difusa de uma cascata de água para o espaço contemplativo da área do Monumento. Movendo-se para os pavimentos superiores, as vistas tornam-se fundamentais à medida que os usuários circulam ao longo da coroa com panoramas inigualáveis do Mall, dos edifícios do Federal Triangle e da área do Monumento Washington.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 27 Novembro, 2016.