- Área: 215 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Douglas Mark Black
-
Fabricantes: Aqualoo, Caroma, Living Iron
Descrição enviada pela equipe de projeto. A praia de Leighton Beach vem sofrendo uma reforma significativa, incluindo sua infraestrutura, moradias e instalações na beira do mar. A cidade de Fremantle proporcionou instalações públicas para a remodelação na forma de novos acessos, paisagismo, quiosque e vestiários.
O local já havia recebido vestiários e quiosques antigamente mas nos últimos anos eles estavam abandonados. Com obras recentes de reconstrução nas áreas adjacentes a cidade de Fremantle reconheceu que as instalações existentes já não proporcionavam um serviço adequado.
O acesso aos desenvolvimentos recentes e à praia foi restabelecido. Nisto inclui-se uma atenção especial ao acesso universal, proporcionando aos usuários acessibilidade, incluindo o uso frequente da praia por parte da Associação de Surfistas Deficientes da Austrália Ocidental.
O paisagismo voltou a introduzir a estrutura de dunas imediatas enquanto respeita o acesso universal. O amplo restabelecimento e aumento da vegetação nativa proporcionaram um espaço de difusão sustentável.
O quiosque atende o público em geral e, em particular, apoia as instalações para piqueniques e parques adjacentes. Novos bancos protegidos do sol são instalados com acesso público e gratuito. A arquitetura dos edifícios é informal e adaptável de acordo com a cultura da praia e o crescimento esperado. A madeira, principal material de construção, é utilizada em resposta a necessidade de uma tecnologia que possa ser mantida e ser transformada.
Os vestiários conectam o espaço público e permitem o acesso à praia, proporcionam uma ducha externa e trocadores, duchas e banheiros interiores. Instalações universalmente acessíveis estão especialmente previstas. A arquitetura é robusta e aberta. O edifício se coloca imediatamente ao lado da primeira formação de dunas e está protegido, proporcionando proteção. O planejamento segue a duna e é linear, permitindo a conexão na paisagem enquanto facilita a separação dos usuários através de um único ponto de acesso seguro.
A consideração cuidadosa da posição do edifício, seu planejamento e formação foram traduzidos em uma solução arquitetônica que está em sintonia com o entorno natural que o rodeia e utiliza as suas características para melhorar a arquitetura. A ventilação natural, luz e sombra foram alcançados nesta solução arquitetônica inteligente.
O planejamento e o uso eficaz de materiais garantem a facilidade de manutenção a longo prazo, além do serviço e do controle de vandalismo.
Uma gama de materiais cuidadosamente considerada e contida garante que a estrutura de vestiários se localize no silêncio, dentro da paisagem das dunas, permitindo que a atividade dos grupos de usuários agreguem qualidade dinâmica ao lugar, enquanto a animada cor 'alaranjada' do quiosque atua como um marco que se torna um ponto de encontro para o público e referência ao parque aberto adjacente.