-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 3115 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ATLAS HOTEL HOIAN está localizado no distrito histórico de Hoi An; uma área que tem crescido rapidamente desde que foi oficialmente nomeada Patrimônio Mundial da Unesco. Recentemente, a maioria das casas antigas foram convertidas em lojas e restaurantes que servem o fluxo diário de turistas. A vizinhança é bem conhecida por sua bela paisagem de telhados de telhas avermelhadas e seus pátios internos que proporcionam uma qualidade espacial em camadas entre os espaços internos e externos. Esta qualidade foi sendo lentamente degradada devido ao caótico fluxo comercial. Como consequência, o distrito histórico perdeu seu charme de um lugar calmo e estilo de vida pacífico.
Localizado em um terreno irregular, o desenho do Atlas Hotel aproveita este limitante e o transforma e incorpora em seu caráter único. A disposição linear é dividida em diversos pátios internos, e ao erguer o edifício acima do terreno, o térreo é completamente liberado para criar a rede de pátios interconectados. Esta qualidade espacial reflete o dinamismo da nova Hoi An, mas também mantém o charme do distrito histórico.
O hotel de cinco pavimentos inclui 48 quartos assim como vários espaços de lazer como restaurante, café, bar da cobertura, spa, academia e piscina. Devido a complexidade do terreno, cada quarto do hotel é ligeiramente mais curto e mais largo que os típicos quartos de hotéis comuns. Ao invés de ser encarado como problema, isso representou a oportunidade para que os quartos tivessem maior acesso às áreas verdes não apenas do dormitório, mas também a partir do banheiro.
A fachada do edifício é revestida com pedras locais cor-de-areia utilizadas em combinação com concreto aparente das lajes e os vasos da circulação. Estes vasos estão dispostos ao longo de toda a fachada do hotel e não apenas proporciona sombreamento mas também atua no resfriamento do ar que ventila todos os espaços. Além disso, as paredes de pedra perfurada admitem a luz natural sem bloquear o fluxo de ar, garantindo ventilação constante minimizando o uso de ar condicionado. O uso dos materiais ecológicos e naturais incorpora o interesse particular do escritório e do conceito House for Trees: integrar sustentabilidade no projeto como um modo de renovar áreas urbanas e contribuir para melhorias da sociedade. Em seu núcleo, o Atlas Hotel quer conectar o homem com a natureza.
Este projeto foi originalmente publicado em Novembro 29, 2016