-
Arquitetos: Aldo Amoretti, Giancarlo Ranalli, Marco Calvi; Aldo Amoretti, Marco Calvi, Giancarlo Ranalli
- Ano: 2005
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de amplificação de pequeno cemitério em Santo Stefano al Mare, na porção noroeste da Itália, em frente ao Mar Mediterrâneo.
A nova intervenção está situada numa estreita faixa de terra entre a parede do antigo cemitério e a orla. Este terreno está orientado no sentido leste-oeste e corre paralelo à costa. A planta térreo está no nível +5 m, nível intermediário entre o nível do mar (0) e o do antigo cemitério, a +8 m.
A entrada se dá na via junto à orla, no nível + 2 m.
O projeto segue as tipologias tradicionais dos cemitérios locais, onde as lápides retangulares estão distribuídas no solo em sequência.
O pedido da administração municipal para construir tumbas de três e quatro níveis nos fez elaborar um plano baseado numa sequência de retângulos extrudados para obter uma série de blocos prismáticos, que quando distribuídos no solo, dão forma à intervenção.
Estes blocos fecham as paredes e os túmulos, enquanto que sua disposição alinhados ao maior tamanho do terreno produzem uma sensação de vazios de espaços para as circulações. Já no sentido norte-sul, uma sensação de abertura permite o contato visual constante com o mar e a parede do cemitério existente.
Cada bloco é composto por duas paredes de concreto estrutural. São revestidos por mármore Carrara em sua cobertura e nas fachadas frontal e posterior. Nos interiores de cada prisma estão os túmulos pré-fabricados.
O novo conjunto produz uma sensação de uma lápide estendida quando se olha o projeto de cima.
Esta simples estratégia de projeto permitiu não construir paredes de fechamento no entorno do cemitério, e concentrar em apenas um elemento repetido várias funções. O movimento bloco prismático no terreno facilita a circulação e criar espaços úteis, com grande controle dimensional na hora da execução - tudo está baseado num módulo de 30 cm.
A via principal é utilizada para os dias de enterro e conecta a parte nova com o antigo cemitério, e é pavimentada com conglomerado de cimento claro. Os granulados menores entre os blocos prismáticos e a via principal é projetada para recolher água da chuva.
A parte posterior do conjunto é utilizada após os serviços, pavimentada com cascalho. Existem dois pequenos jardins entre a parede do antigo cemitério e as tumbas dos fundos. A área de serviço restante, junto com a capela, estacionamento, banheiros e depósito estão localizados no nível da orla.
A obra estava dentro do limite orçamentário da administração municipal, cobrindo 850 m² ao custo de 250 € / m²
Os custos reduzidos das obras fazem com que esta área do cemitério possua os lotes funerários à preços bastante acessíveis.