-
Arquitetos: Condon Scott Architects
- Área: 280 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Mickey Ross
-
Fabricantes: Calder Stewart, Fisher & Paykel, Miele, Oliveri, The Lighthouse
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente queria uma casa robusta para uma jovem família com vistas impressionantes sobre o Lago Hawea e as montanhas ao fundo.
Terreno
A casa está na orla norte do lago Hawea, na Ilha Sul da Nova Zelândia.
O terreno se ergue nove metros da fachada da rua em um ponto elevado nos fundos do lote.
Projeto
O projeto utiliza a topografia do terreno para criar uma configuração em nível separado com garagem no térreo, os espaços de estar meio pavimento acima e os dormitórios outro meio nível acima, sobre a garagem.
Estes pavimentos são conectados por pequenos lances de degraus, configurando uma transição quase imperceptível. A abordagem de entrada é uma série de degraus e patamares que guiam o visitante para o hall de entrada sem a sensação de ter subido um lance de escadas.
A quebra na forma da planta proporciona privacidade para o deck frontal em relação ao vizinho oeste. Isso proporciona um jogo entre duas alas e permite oportunidades para elementos curvos no ponto de encontro. Isso cria uma sensação dramática no foyer de entrada com uma parede curva de cedro que leva os visitantes aos espaços de estar. Os elementos verticais de madeira na ala dos quartos proporcionam privacidade dos espaços de estar e ajudam a quebrar o volume de dois pavimentos dos quartos e garagem.
Lago Hawea é conhecido por seus ventos, portanto a criação de uma série de espaços externos e a parte posterior fechada era essencial. Esse pátio abre a sala de estar e oferece vistas para o lago aos fundos. O revestimento escuro e a grande abertura para o lago são inspirados num fole de ferreiro e no visor de uma antiga câmara fotográfica. Uma metáfora apropriada nesta ambiente de férias neo zelandês.