-
Arquitetos: LoebCapote Arquitetura e Urbanismo
- Área: 10600 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Abatex, Art’s Mad, Atlas Schindler, Brasilab, Deca, Docol, Draco, Fademac, Grupo Grani Torre, I - Lumes, Isoeste, Kanuf, Makrolon, Mekal, Montana, Nilko, OWA, Saint-Gobain, Stay Corp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Distrito Industrial de Poços de Caldas, Sul de Minas, próximo a divisa com o estado de São Paulo, a segunda unidade da Danone naquele município destina-se à produção e alimentos para nutrição infantil. O terreno da fábrica possui mais de 100 mil metros quadrados e abrange um programa dividido em dois edifícios independentes, sendo um administrativo e o outro destinado à produção e estoque. As variações topográficas do terreno foram aproveitadas no projeto utilizando um desnível de 5m entre os edifícios, sendo que o administrativo encontra-se em cota mais baixa que o industrial. Os blocos estão conectados através de passarelas em dois níveis, uma entre o térreo da fábrica com o primeiro pavimento do administrativo e outra entre a cobertura do administrativo (futura expansão) com o segundo pavimento da produção.
O bloco administrativo conta com refeitório, vestiários e salas técnicas no térreo e escritórios e laboratórios de testes no primeiro pavimento. Sua implantação está orientada de forma a aproveitar a melhor vista do terreno que, por ser a fachada oeste, contam com brises para a proteção solar. Além dos dois níveis, o prédio foi projetado de forma a permitir a expansão de mais pavimento na sua laje de cobertura.
O bloco de produção possui o estoque de matérias primas de um lado e produto acabado de outro, sendo a produção concentrada no centro do edifício com quatro pavimentos. Este possui estrutura de concreto pré-moldado e vedações em alvenaria. Os estoques possuem pilares pré-moldados e cobertura e vedações em estrutura metálica. Este prédio modular foi implantado e construído de forma a permitir que a produção possa ser ampliada por mais quatro vezes no terreno.