- Área: 6893 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Arthur Péquin
-
Fabricantes: Fréquences
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na construção de 93 unidades habitacionais de classe média no desenvolvimento da área de Berges du Lac-Ginkgo, que forma parte do plano de renovação urbana para o norte de Burdeos.
Contexto
Amplamente conhecido como Ginko, este novo bairro é disposto para redefinir os componentes da vida urbana: o lugar ocupado pelos carros, como a gente se locomove, a distribuição da energia, a forma do tecido urbano, a relação com a natureza e assim sucessivamente.
Na escala da quadra, pensamos cuidadosamente sobre como organizar o programa arquitetônico na forma mais adequada.
Foco Arquitetônico
A disposição justaposta em "cascata" atenua o efeito do bloco típico de grandes empreendimentos, de baixa altura e evita a expansão urbana. Esta volumetria fragmentada faz com que seja mais fácil para os residentes se apropriarem dos lares, e asseguramos que a maior parte das unidades tenham vistas para o lago.
Desta forma, os pedestres possuem prioridade sobre o tráfego de veículos, as casas do térreo possuem jardins privados que rodeiam o estacionamento no interior do bloco e a rua se torna mais atraente.
A cobertura do estacionamento no nível 1 está desenhada como um jardim comum, assim os residentes podem caminhar para o interior da quadra e entre os edifícios.
Como os lobbies estão no térreo, cada edifício possui três entradas: desde a rua, desde o estacionamento e desde o teto jardim do estacionamento.
A divisão dos edifícios em quatro lotes tornou possível a oferta de habitações com vistas duplas e varandas na esquina.