- Área: 150 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nicolás Pérez de Agustín
-
Fabricantes: Cassmabelle, Grupo Closet, HSDecor
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um edifício dos anos 60 no bairro de Almagro em Madri. Antes da reforma o edifício apresentava uma seqüência estática de cômodos com um longo corredor escuro e uma área de serviço separada com acesso independente.
O desafio principal foi transformar a configuração fechada e estática em uma aberta e dinâmica que possa gerar maior entrada de luz natural, mais fluidez espacial e maior interação entre os habitantes.
Ao abrir a área de serviço e transforma-la em parte da casa, um cômodo maior abre-se a um corredor mais estreito enquanto a cozinha se expande através de uma porta de vidro em uma segunda área de bar, mais lúdica e social.
A entrada, depois de passar por uma área protegida e um lavabo, desemboca em um filtro de ripas de madeira que permite entrever a área das salas de jantar e de estar. Completando o conjunto em madeira, o bar proporciona uma aconchegante recepção aos visitantes.
O volume do bar tem continuidade formal com um elemento singular vertical que aloja uma pequena lareira de um lado e uma biblioteca no outro. Este objeto central cumpre o papel de articulação, criando uma atmosfera confortável e acolhedora, relacionando o espaço da sala de jantar, a sala de estar e o espaço de trabalho.
Para reforçar essa ideia de interação, a área privada é acessada através de uma porta de correr "escondida", onde começa o corredor que permanecerá, de forma geral, aberta. O piso de madeira internamente dobra e sobe pela parede do fundo e dobra-se outra vez como falsa cobertura intensificando a ideia de continuidade.
Em cada dormitório a dobradura do piso continua na parede por trás das camas até uma altura menor, formando as cabeceiras. Continuando com o mesmo material do interior, a varanda foi construída também em madeira, estendendo-se pelo interior do guarda-corpo. Gestos similares foram gerados com a dobra do bar de madeira e as ripas verticais que criam o filtro na entrada de acesso.
No dormitório principal, o banheiro foi fechado com um vidro coberto com vinil translúcido que também cria a percepção de fluidez.
A ideia de fazer difusos os limites entre os cômodos, melhora a iluminação natural e promove um espaço mais dinâmico na residência.