- Área: 800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rafaela Netto
-
Fabricantes: Alubond, Ancar Vidros, Granillita, Neorex, Permetal, Rasa Metálicas, Simpleglass
Descrição enviada pela equipe de projeto. O instituto Alana é uma ONG voltada ao desenvolvimento infanto-juvenil. O projeto da sede Jardim Pantanal procurou conceber um espaço em que a entidade pudesse consolidar suas ações na região, extremamente carente, e oferecer à comunidade um local para socialização e desenvolvimento de atividades coletivas.
O centro cultural tem o programa criado em conjunto com a comunidade e conta com biblioteca comunitária, escola de música, auditório, cantina, abriga a associação da comunidade, a administração e uma praça coberta de 800m².
O projeto ocupa o terreno de forma a preservar as características urbanas familiares à comunidade sem abrir mão de torna-lo um local de referência. Planos de vidro com caixilhos regulares, superfícies curvilíneas com cor e a marquise translúcida são exemplos da alta qualidade no emprego dos materiais na configuração dos espaços, que se contrapõe à escala sutil do projeto e das soluções de implantação.
O conjunto se qualifica de modo delicado, sem modificar o sentido local, mas oferecendo a ele soluções técnicas inovadoras e atributos estéticos arrojados.
A marquise sintetiza estas qualidades. Além de delinear o espaço entre a cidade e o lote, tornando-o livre econvidativo, sua forma singular é contundente e a aplicação dos materiais é cuidadosamente concebida. Sua presença forte se dissolve na experiência do visitante graças ao material translúcido, que abriga sem confinar.