Em Moçambique, a situação do cinema é caótica, isto deve-se principalmente ao fato dos núcleos de arte do país estarem a ser transformados em igrejas e instituições privadas, esquecendo que a arte desempenha o mesmo papel que as igrejas, no sentido de incentivar os jovens à criatividade e criar oportunidades para pessoas necessitadas.
O cinema é uma das áreas afetadas. Infelizmente em Maputo, capital do país, existem apenas sete salas de cinema em funcionamento que não servem às classes menos favorecidas, tampouco abrem oportunidades à nova geração de produtores de cinema locais, dando vez às produções "hollywoodianas".
As implicações disto já são notáveis, pois nossos produtores começam a optar pela produção de filmes com características "hollywodianas" como melhor estratégia de venda e aceitação nas salas existentes, ignorando fatores implicantes e diminuindo a possibilidade de desenvolver e explorar o campo.
Maputo Cinema Festival
O MCF será um evento anual de exibição cinematográfica e interdisciplinar. Seu principal objetivo é criar um ponto de encontro entre o cinema e outras artes que contribuem para o desenvolvimento da da sétima arte. Sua principal ferramenta é a arquitetura e o seu espaço de intervenção é a urbe, adequando e explorando espaços com potencial de adaptação para salas de cinema temporárias.
Esta ideia vem como incentivo na colaboração para a reciclagem de espaços dentro da urbe que são ignorados e/ou estão destruídos, oferecendo uma forma de recuperar a vida destes lugares. No cinema, nosso sonho é ver as salas lotadas ao serviço das massas e poder ter mais filmes de novos criativos e principalmente novas opiniões de como a 7ª arte deve desenvolver.
O projeto está a decorrer da seguinte forma: a primeira edição foi dividida em 2 partes, onde na primeira estão acontecendo sessões experimentais em andamento cujo objetivo é angariar os seguintes recursos:
- Formar uma equipe multidisciplinar para desenvolver o projeto e adquirir experiência;
- Buscar financiamento;
- Conseguir uma audiência fiel.
Para isso serão realizadas duas sessões experimentais até ao final de 2016 em diferentes pontos da cidade, sendo que a primeira já foi realizada e os resultados foram bastante positivos.
A nova sessão já foi marcada e o espaço de intervenção já foi escolhido. A segunda parte desta primeira edição será em 2017 com o arranque oficial do festival, cujas datas ainda estão por ser marcadas e oficializadas.
Acesse as informações relacionadas com o evento aqui.
Título
Maputo Cinema Festival - 2ª sessão experimentalTipo
Festival / BienalOrganizadores
Estúdio 5De
16 de Dezembro de 2016 05:00 PMAté
18 de Dezembro de 2016 10:00 PMOnde
Ruínas em frente ao Ministério do InteriorEndereço