- Área: 800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Manuel Ciarlotti
-
Fabricantes: BH maderas, Blanginos, COVAC, Casa de Demolición, Marcelo Soiza, Omar Gallicet, Subzero/Wolf
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência localiza-se em um bairro suburbano da província de Buenos Aires. O lote de esquina representou o duplo desafio de trabalhar a relação interior e exterior, as grandes visuais, e o isolamento da casa, mantendo a privacidade e intimidade desejada pelos proprietários. Dessa forma, surge como premissa a necessidade de gerar um projeto com uma imagem sólida e maciça do exterior, translúcida e aberta no interior.
A organização da casa prevê um térreo "social" e aberto, e um primeiro pavimento "privado" e compacto. Na parte inferior trabalhou-se de forma fluida e desmaterializada de dentro para fora, buscando expandir os limites do interior e exterior a partir dos fechamentos verticais translúcidos e dos espaços contínuos e flexíveis. Os diversos ambientes que a compõem, tanto internos, quanto externos, comunicam-se entre si, o que conforma um único grande espaço. Assim, busca-se desfazer a hierarquia dos usos tradicionais de uma residência. Uma série de pátios descobertos e semi-cobertos articulam estes espaços internos, protegendo-os não só de lugares de expansão externa, mas também melhorando as condições térmicas de isolamento e ventilação de tais ambientes.
O pavimento superior compacto contempla os ambientes mais privados da casa. Os mesmos organizam-se buscando grandes visuais na parte da frente, e aproveitando ao máximo a luz natural. Todos os cômodos contam com ventilação cruzada e circulação de ar em ao menos duas direções.
As paredes brancas do exterior, trabalhadas como elementos maciços e sólidos, continuam com a busca por potencializar o reflexo da luz natural em todo perímetro da casa. Uma série de tijolos comuns revogados, fechamentos em madeira e ventilações rompem com a noção de um único fechamento, gerando alterações e texturas que aliviam tal imagem.
Construtivamente, a casa foi resolvida com estrutura de concreto armado e fechamentos verticais de alvenaria, vidro e madeira. No interior, foram combinados materiais que dão textura e conforto, como pisos de madeira e de concreto, enquanto no exterior trabalhou-se com piso de paralelepípedo de madeira recuperada e pedra.