Frei Otto (1925-2015) era mais conhecido por suas estruturas inovadoras leves, o que lhe rendeu um instituto com seu nome na Universidade de Stuttgart. Suas estruturas em membrana tensionada eram, e ainda são, não apenas belas, mas também incrivelmente modernas para seu tempo, criando formas que eram inteiramente novas. Uma de suas criações mais notáveis é o Multihalle, projetada em parceria com o escritório Carlfried Mutschler + Partner em 1975; esta permanece sendo a maior estrutura treliçada de madeira autoportante do mundo.
Em homenagem ao arquiteto por receber postumamente o Prêmio Pritzker de 2015, o Centro ZKM de Arte e Mídia de Karlsruhe organizou uma exposição de suas obras para introduzir "novas perspectivas sobre o trabalho de Frei Otto" e "formular questões atuais sobre o futuro do nosso ambiente construído". Assim, os arquitetos do escritório FAR frohn & rojas criaram um projeto expográfico que lembra as estruturas enganosamente simples de Otto e que foi cuidadosamente pensado para mostrar o enorme arquivo do arquiteto.
Frei Otto. Thinking in Models
A exposição consiste em quatro pontos centrais que ocupam cada átrio com um efeito espetacular e orientam os visitantes através do amplo acervo que o Südwestdeutsches Archiv für Architektur und Ingenieurbau (saai) selecionou especialmente para a exposição.
1. “A paisagem de Frei Otto”
2. “O arquivo aberto de Frei Otto”
3. “O cosmos de Frei Otto”
4. “A projeção de Frei Otto”
- Projeto expográfico: FAR frohn&rojas Berlim, Santigo e Los Angeles
- Equipe: Marc Frohn, Mario Rojas Toledo, Max Koch, Daniel Stanojevic, Leonie Weyrauch, Maximilian Kessler
- Curador: Georg Vrachliotis
- Cocuradores: Marc Frohn , Martin Kunz, Joachim Kleinmanns
- Assistente de projeto: Julia Schiffer
- Design gráfico: Lukas Feireiss Studio com Floyd E. Schulz
- Parceiro de mídia: ARCH+
Título
Exposição Frei Otto, por FAR frohn&rojasTipo
ExposiçãoWebsite
De
05 de Novembro de 2016 12:12 AMAté
12 de Março de 2017 12:12 AMOnde
ZKM_Lichthof 8+9Endereço