- Área: 950 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Guy Wenborne, Cristian Hrdalo
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Poggenpohl
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de férias localizada na região sul do Chile, perto de Puerto Octay, nas margens do Lago Llanquihue, com vista para os vulcões Puntiagudo, Osorno e Calbuco
Os proprietários, uma grande família, queriam que este fosse um lugar de encontro para seus filhos, netos amigos. O projeto foi desenvolvido como parte de uma unidade de pequenas cabanas independentes que aproveitam as distintas vitas ao lago, dão independência às famílias dos filhos ou convidados.
A Casa Maitén é concebida como uma grande área comum capaz de abrigar todos os convidados das cabanas durante o dia e alojar o casar e seus filhos solteiros.
Ao ser implantada frente ao lago, a casa foi desenhada de um modo que não bloqueasse a vista nas partes posteriores, deslocando as áreas privadas para os extremos e mantendo no centro as áreas comuns com grande abertura de pé-direito duplo para conservar a transparência e a vista para o lago. Esta conexão é potencializada com a limpeza formal da fachada, realizada ao enterrar o primeiro nível, estacionamentos e serviços.
A materialidade da casa está presente em construções agrícolas da região, com bases de concreto ou pedra, fachadas ventiladas de madeira que iluminam e ventilam, coberturas metálicas que ao se oxidarem mimetizam a cor dos bosques.