-
Arquitetos: Miguel Ángel Maure Blesa + Carlotta Franco + Arian Lehner + Javier Guerra Gómez; Miguel Ángel Maure Blesa + Carlotta Franco + Arian Lehner + Javier Guerra Gómez
- Área: 50 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Alexandra Kononchenko/EASA
-
Fabricantes: Brolis Timber, Jures Medis, Würth
The Living Boom é um espaço público em um cais na lagoa do istmo de Curlândia, na Lituânia, que atua como um gerador de novas atividades na cidade de Nida. Atrás de uma parede de madeira de 5 metros de altura, "esconde-se" uma sala de estar ao ar livre equipada com mobiliários locais soviéticos recondicionados. Todo o espaço do The Living Boom foi pintado de vermelho, gerando um espaço público singular em meio à atraente paisagem natural da região.
Nida é um dos destinos de férias de verão mais populares da Lituânia, com uma alta densidade turística no verão. Durante estes meses, os espaços públicos estão cheios de visitantes que passeiam e se divertem nos arredores das áreas comerciais da cidade. Por isso, o The Living Boom oferece um espaço público, longe das cenas movimentadas e agitadas da cidade e foca o olhar do visitante na principal atração desta região, que é a natureza vasta e selvagem da lagoa, as dunas de areia e as florestas.
O cais é um beco sem saída. Como podemos transformar seu fim e projetar lá um novo espaço? Já limitado pela água em três de seus lados, o início do projeto foi a construção de uma quarta parede que, assim, cria um novo lugar. Enquanto você anda pelo cais e se aproxima da parede em meio a uma paisagem deslumbrante de lagoa e dunas de areia, você ainda tem que descobrir o que o espaço do outro lado da parede oferece. Somente após fisicamente atravessar a parede, é possível ver e compreender o novo lugar, com um mobiliário brilhando em vermelho, criando um espaço invisível no meio do ar, água, dunas e floresta.
A parede de cinco metros de altura é o elemento mais marcante. Feita de madeira, é fixada ao pavimento de concreto com parafusos metálicos e é revestida com placas de madeira instaladas horizontalmente de um lado e verticalmente de outro. Esta parede cria a fronteira entre a entrada e a parte de fora do The Living Boom.
O espaço está equipado com mobiliário da era soviética que foram adaptados e combinados com novos elementos para permitir novos usos. Aqui encontramos uma mesa de três metros de comprimento, vários bancos de diferentes caráteres, uma lareira, uma grande cadeira de madeira, e um cata-vento, elemento tradicional da arquitetura residencial de Nida oferecido pela prefeitura da cidade.