- Ano: 2016
-
Fotografias:Martin Argyroglo
-
Fabricantes: Züblin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetos britânicos do Studio Andrew Todd completaram o primeiro teatro Elizabetano permanente da França. A construção começou em setembro de 2014 e foi concluída em maio de 2016.
O auditório de 388 lugares se situa na região do espetacular Chateau d'Hardelot perto de Calais, uma vez o lugar preferido de Charles Dickens e agora casa para o Centre Culturel de l’Entente Cordial, que recebe um grande festival anual de verão que celebra os laços culturais com a Grã-Bretanha.
O edifício foi construído (acima do solo) inteiramente em madeira e bambu, e é naturalmente ventilado - o primeiro edifício cultural complexo assim na França. Ele também é revolucionário em seu consumo de energia excepcionalmente baixo, usando menos energia que um típico francês por ano.
Este edifício não será apenas o primeiro teatro de estilo Elizabetano permanente da França, mas o único no país com um completo palco aberto - uma forma que é difundida na Grã-Bretanha e na América do Norte. Ele também se converterá em uma pequena casa de ópera com fosso de orquestra e proscênio.
O Studio Andrew Todd não só precisava criar um espaço aconchegante e mágico, mas também trabalhar com o castelo e o belo parque costeiro, em que o projeto está situado. A solução adotada foi um cilindro puro de madeira cercado por uma gaiola brilhante de postes de bambu de 12 metros.
Um Globe para o nosso tempo...
"Ele foi projetado para vibrar com o seu ambiente natural, ao invés de ser um objeto estranho, sozinho e buscando atenção", disse Andrew Todd. "E levamos isso ao espaço interno: o auditório circular de madeira é naturalmente iluminado e ventilado, com o coroamento do edifício atuando como uma chaminé gigante que traz uma suave corrente de ar para o público."
"É apropriado considerar a metáfora original do Shakeaspeare's Globe - pensado como uma sociedade e um universo em miniatura - à luz da nossa atual crise ambiental global: o que pode ser melhor do que construir um edifício de materiais saudáveis e sustentáveis, exigindo uma mínima quantidade de energia para funcionar?"
"A presença de materiais familiares e atemporais - como os painéis estruturais de píceas e revestimento de lariço - dá ao edifício um caráter universal, relevante hoje ou centenas de anos no passado ou no futuro.As estacas de bambu de 12 metros de altura que circundam o edifício - importados especialmente de Bali - introduzem pela primeira vez na França este material mágico em um grande edifício. Eles também servem para nos lembrar que a ecologia é uma questão global, e talvez nos lembre que a universalidade de Shakespeare não deve nos confortar em nossas identidades locais: ele explorou o campo geográfico e as novas complexidades da psique humana. Espero que este edifício seja familiar e desafiador."
"De um ponto de vista objetivo, fazer este edifício de madeira serviu para capturar 100 toneladas de carbono; isso facilmente compensou os 200 quilos necessários para trazer o bambu do outro lado do mundo."
Todd, baseado em Paris, que foi nomeado Chevalier des Arts et Lettres pelo governo francês em 2011, disse: "Eu sou uma espécie de Entente Cordial, e este projeto parece um regresso ao lar, condensando tantas áreas de grande interesse para mim: as tensões produtivas entre a França e a Grã-Bretanha, a ecologia radical e a possibilidade abundante de criação teatral. Espero que este projeto demonstre que nós podemos viver plenamente, alegremente e também levemente: o teatro é uma concentração de vida e uma digna analogia para vivermos mais juntos, mais economicamente, com consciência e respeito mútuo."
Todd tem um interesse particular e especialização em espaços circulares, tendo trabalhado com o lendário diretor Peter Brook no livro The Open Circle: Peter Brook’s Theatre Environments (Faber, 2003).
"Os círculos foram largamente banidos do teatro francês por causa de sua associação com espaços burgueses e hierárquicos, onde os pobres estavam mais longe e não podiam ver o palco", disse ele.
"Espero que este projeto mostre - como o teatro Bouffes du Nord de Peter Brook em Paris - o grande potencial social e dramático de mais espaços de convívio. Como o primeiro teatro Elisabetano permanente da França, ele certamente estimulará a polinização cruzada criativa sobre o Canal", disse Todd.
O Chateau d'Hardelot - na Côte d'Opale, entre Le Touquet e Bolonha - data do século XIII e foi transformado em uma mansão de estilo Tudor em meados do século XIX por Sir John Hare, um amigo de Charles Dickens, que era um frequente visitante da casa.
Em 2007, o castelo e o seu parque de 880 hectares tornaram-se o lar do Centre Culturel de l’Entente Cordial, dedicado ao fortalecimento dos laços culturais entre a França e a Grã-Bretanha através de exposições, conferências, teatro e música. O Midsummer Festival do Centre ocorreu em um teatro de estilo Elizabetano desmontável por vários anos. Com um sucesso crescente e a ambição de fornecer uma programação durante todo o ano, o Département du Pas-de-Calais lançou em março um restrito concurso de arquitetura para a concepção de um edifício permanente para abrigar 400 lugares. O Studio Andrew Todd venceu a competição contra Alain-Charles Perrot e K-Architectures.
A equipe de projeto anglo-francesa inclui a LM Ingénieur, sediada em Paris (estrutura e instalações mecânicas e elétricas), os consultores de teatro britânicos Charcoalblue (responsáveis pela recente construção da nova sede da Royal Shakespeare Company), que trabalharam na iluminação, engenharia de palco e acústica e os consultores de custo Bureau Michel Forgue, com sede perto de Lyon.
Em conjunto com a inauguração do teatro Hardelot, Andrew Todd também lançou seu livro Common Sense.