-
Arquitetos: Takeshi Hosaka Architects
- Área: 470 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.
-
Fabricantes: AEG, Lixil Corporation, MORI NO MADO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado a aproximadamente 1km a oeste do castelo de Nagoya. Nos terrenos adjacentes estão duas residências térreas, assim como apartamentos de grande altura, com mais de 10 pavimentos. O verão de Nagoya é muito quente, quando chove a água pode elevar-se mais de 50 cm acima do nível da rua. Levando em conta estas questões, desenhamos uma casa serena e cômoda para uma família de três (marido, esposa e filho).
Aproveitando o grande terreno projetamos uma residência de um único nível que rodeia um pátio com jardim. Fizemos com que as aberturas se voltassem ao pátio e o beiral se sobressaísse acabando na mesma linha do piso, limitando o interior/exterior em um só plano. Desta maneira, o projeto converte-se em um estilo arquitetônico no qual o solo de terra ao ar livre possa ter ou não uma cobertura, contendo hortas e outras vegetações e que todos os pisos de terra estejam voltados para o vidro criando um limite entre interior e exterior. Esta área é diferente e além disso, cumpre com o papel de bloquear a linha de visão, fechando a passagem direta da luz solar no verão, criando um espaço de estar no qual o interior está, em parte, fora.
O nível do piso terminado está 75 cm sobre o nível da rua. Isto é uma medida de segurança em caso de alagamento. Utilizamos terra de diatomáceas para as paredes interiores, desta forma é possível sentir a naturalidade da terra. O muro exterior foi criado com linhas rugosas e plantou-se uma árvore no pequeno jardim para que seja possível ver suas folhas desde as janelas. Além disso, devido a janela voltada para o pátio e a pequena abertura para o pequeno jardim exterior, toda a casa conta com ventilação tornando-a agradavelmente habitável inclusive no caloroso verão de Nagoya.
O caminho feito de terra batida no pátio do jardim cria um acesso direto. Ele foi desenhado de forma que tanto o interior quanto o exterior desempenhassem um papel principal na vida cotidiana.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 17 agosto 2016