- Área: 80 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Thiago Almeida
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Inscene, Líder
Descrição enviada pela equipe de projeto. O CIAA fez intervenções estratégicas neste interior do apartamento para dar aos ambientes um "caráter jovem e dinâmico".
O escritório do Rio de Janeiro aproveitou a condição de estreiteza existente e a explorou através da renovação do Apartamento em Niterói.
A configuração original do apartamento era bastante clara: uma longa parede separando o setor dos quartos, da parte social e da cozinha. Nossa proposta de renovação partiu de uma premissa básica: explorar o eixo longitudinal do apartamento, criando uma seqüência de ambientes que nos permitem subverter a parede original e otimizar espaços. As questões do apartamento levaram o projeto a se concentrar nos seguintes princípios:
:: Readequação espacial e funcional para otimizar espaços;
:: Organização e distribuição do programa através de uma lógica linear que promove a distinção clara entre áreas sociais [varanda, sala de estar, sala de jantar, cozinha] de áreas privadas [quartos, wc];
:: Concentração de infra-estruturas, equipamentos e armazenamento em estante funcional, de forma a liberar espaço;
:: Uso de materiais que reforçam a luminosidade dos espaços através do uso extensivo da cor branca em articulação com os painéis de cores que delimitam os diferentes usos;
ELEMENTOS DO ESPAÇO
A ESTANTE MULTIFUNCIONAL
Inscrita na lógica de criação de um único espaço vivencial, a grande parede equipada/parede funcional (onde se concentram equipamentos, arrumos etc.) serve de cenário, de fundo operativo à ação variante do espaço social.
Mutável na sua condição de uso e apropriação, a grande parede com os seus 11,5 metros de comprimento potencia interacções diversas e diferentes hierarquias entre espaços.
Painéis que se abrem para revelar a escada ou por outra se fecham para privatizar o núcleo de quartos, painéis que se abrem no momento de cozinhar e se fecham quando a cozinha se converte em espaço de trabalho, painéis que se estendem ou recolhem na espessura do armário para individualizar espaços, são assim geríveis a partir deste elemento estruturador e unificador do espaço.