-
Arquitetos: Tianhua Architecture Planning & Engineering Ltd.; Tianhua Architecture Planning & Engineering Ltd.
- Área: 20740 m²
- Ano: 2016
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural e de Artes Waigaoqiao de Shanghai está localizado no centro da Nova Cidade de Waigaoqiao, próximo à estação da Rodovia Zhangyang Norte da linha 6 do metrô.
Os arquitetos ganharam a licitação para o conjunto em 2006, inaugurando um processo que duraria uma década.
As autoridades enfatizam em seu plano diretor da Nova Cidade que se espera que a área se torne o distrito de negócios central, com blocos de escritórios, hotéis, centros de negócio, centros de conferência, entre outros.
Espera-se que o projeto crie um centro cultural e artístico polivalente para acolher representações literárias e artísticas, conferências, projeções, exposições de arte, educação cultural, de ciências, leitura e outras atividades públicas.
Localizada próxima à Zona Franca de Waigaoqiao, o Centro está a 6 km do Porto, que abriga contêineres e sedes de diversas empresas, os arquitetos prevem que se converta numa extensão da imagem global desta zona, que reflita sua vida cultural.
Foi utilizada uma abordagem simples para ressaltar as características do edifício no contexto geográfico. Baseada na "cultura dos contêineres", típica de portos como este, aqui foi criada uma justaposição de volumes diferentes, de vidro e metal, para realizar os efeitos visuais, garantindo ao mesmo tempo as funções de construção de uma maneira eficiente energeticamente. Enquanto isso, uma série de espaços internos e externos estão desenhados para impulsionar mais atividades públicas.
A grande caixa para exposições é desfragmentada em outros volumes para estabelecer um diálogo com o mundo. Seu espaço externo é rodeado de elementos de vidro que garante vistas do entorno, como os trens de alta velocidade ao longe, de onde os passageiros também podem apreciar o Centro, em uma primeira impressão da área.
O teatro é projetado para acolher principalmente performances de arte e literárias além de conferências impostantes, e projeções ocasionais de filmes.
O segundo pavimento, acessível a partir da praça que conecta uma escada externa, acolhe um ambiente dedicado para as crianças, com um núcleo multimídia, uma sala de leitura e um centro para idosos. O espaço neste pavimento reúne as atividades para crianças e adultos, e se caracteriza por uma enorme abertura para a área infantil.
O quinto pavimento é onde estão os espaços para o clube de empreendedores, sala de exposição, bar de vinhos e outras aulas de formação.
A construção deste centro teve que ser interrompida em 2009 por uma série de razões, mas em 2016 foi finalmente inaugurada e aberta ao público.